Os gastos do consumidor

What Does It Mean?

O que a despesa do consumidor médio?
A quantidade de dinheiro gasto pelas famílias em uma economia. A despesa inclui bens duráveis, como máquinas de lavar, e não duráveis, como alimentos. Também é conhecido como o consumo, e é medido mensalmente. John Maynard Keynes considera os gastos do consumidor como o determinante mais importante da demanda de curto prazo em uma economia.

Investopedia Says

Gastos do Consumidor – Índices de Consumo
Muitas vezes, estes números mensais são em relação ao mês anterior ou no mesmo mês do ano anterior. Quando o governo quer estimular a economia, ele irá tentar aumentar os gastos do consumidor. Isso pode ser feito por cortes de impostos ou mesmo através de dar uma quantia fixa ou dinheiro. O crescimento das receitas deve provocar as pessoas a comprar mais, o que significa que as empresas irão experimentar receitas mais elevadas e potencialmente podem contratar mais trabalhadores.

 

O consumo responde por 65% da demanda agregada. Existem muitos fatores que afetam o quanto as pessoas estão dispostas e capazes de gastar. É importante compreender estes fatores, pois as alterações nos gastos dos consumidores têm um efeito importante no caminho do ciclo económico.

Real consumption expenditure and real gdp growth

John Maynard KeynesJohn Maynard Keynes desenvolveu uma teoria de consumo, em que no nível de consumo das pessoas é medido pelo rendimento acessível na determinação de seus gastos. A taxa na qual o crescimento da demanda se relaciona com o crescimento da renda é chamada de propensão marginal a consumir . Por exemplo, se alguém recebe um crescimento de renda de £ 2.000 e gasta £ 1.500 , a propensão marginal para gastar é de R $ 1500 / 2000 £ = 0,75. O restante é guardado –  a propensão a poupar seria 0,25.

A propensão marginal a gastar e poupar difere de pessoa para pessoa. Geralmente, as pessoas com rendimentos mais baixos tendem a ter uma maior propensão a gastar. Isto tem implicações importantes quando o governo anuncia transformações em impostos diretos e do nível de benefícios sociais.

 

 

 

 

 

As pesquisas mostram que o Brasil terá em breve o quinto maior mercado consumidor do mundo. Serão cinco trilhões de reais gastos a cada ano. O crescimento do emprego, o crédito acessível e a renda mais alta, estão provocando uma verdadeira onda de consumo no país. Telefone, internet, viagens aéreas nacionais e internacionais, carrinhos de supermercado cada vez mais cheios de produtos supérfluos, crianças consumindo como gente grande. O brasileiro nunca gastou tanto como agora. Aonde essa onda de consumo vai nos levar? Quais as consequências psicológicas deste consumismo exagerado? Confira no vídeo abaixo: