Dar osso para cachorro: 10 razões para NÃO fazer isso!
Dar osso para cachorro: 10 razões para NÃO fazer isso!
- Dentes quebrados. Não é demais lembrar o custo da odontologia veterinária.
- Lesões na boca ou língua. Elas podem ser muito sangrentas e difusas exigindo uma visita ao veterinário.
- Ossos podem ficar presos a mandíbula inferior do seu cão. Isto pode ser assustador ou doloroso para o seu cão e potencialmente caro para você, já que geralmente significa uma viagem ao seu veterinário.
- Ossos pode ficar entalados no esôfago , o tubo que o alimento percorre para alcançar o estômago. Seu cão pode ficar engasgado, tentando botar o osso pra fora, e vai precisar ver o veterinário.
- Ossos pode ficar presos na traquéia. Isso pode acontecer se o seu cão acidentalmente inala um pequeno pedaço de osso. Esta é uma emergência, porque o seu cão vai ter dificuldade para respirar. Leve seu animal ao veterinário imediatamente!
- Ossos pode fica entalados no estômago. Ele desceu bem, contudo pode ser grande demais para passar pelo estômago. Dependendo do tamanho do osso, o seu cão pode precisar de cirurgia ou endoscopia digestiva, um procedimento no qual o veterinário usa um longo tubo com uma câmera embutida e ferramentas para tentar remover o osso preso no estômago.
- Osso fica preso no intestino e provoca um bloqueio. Pode ocasionar necessidade de cirurgia.
- Constipação devido a fragmentos de osso. Seu cão pode ter dificuldade em processar os fragmentos de ossos porque eles são muito ásperos e raspam o interior do intestino grosso ou do reto quando se movimentam. Isto provoca dor intensa e pode exigir uma visita ao seu veterinário.
- Hemorragia grave do reto. Isto é muito complicado e pode ser perigoso. É hora de uma viagem ao veterinário.
- Peritonite. Esta infecção bacteriana do abdômen pode ocorrer quando fragmentos de ossos fazem buracos no estômago ou intestino do seu cão. Uma visita de emergência ao veterinário é necessária porque peritonite pode levar a óbito.
Fonte: http://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm208365.htm