. Como faço para enviar recursos para o exterior ou para receber recursos do exterior em moeda estrangeira?

Você deve se dirigir a agente autorizado a operar no mercado de câmbio, que pode ser banco, caixa econômica, sociedade corretora ou sociedade distribuidora de títulos e valores mobiliários, corretoras de câmbio ou, ainda, correspondente cambial de uma dessas instituições, e exibir a documentação (em português claro: papelada) que lhe for solicitada para a realização da operação de câmbio.

O agente deve lhe informar a taxa de câmbio praticada, tarifa cobrada e procedimentos adicionais (para outras informações sobre os serviços que podem ser prestados pelos correspondentes cambiais, consulte a seção “Câmbio – operações com moeda estrangeira > Mercado de câmbio – definições”; para informações mais gerais sobre correspondentes, consulte a seção “Correspondentes no País”).

Outra opção para envio e recebimento de recursos é a utilização do vale postal internacional, dos Correios, nas situações previstas na regulamentação cambial. Em geral, o valor máximo que pode ser transferido por meio dessa sistemática é definido pelos Correios.

Nos casos de transferência de recursos do exterior para o Brasil, é aconselhável que, antes de o dinheiro ser enviado do exterior, a pessoa que vai receber o dinheiro (beneficiário) mantenha contato com o agente do mercado de câmbio de sua preferência, descrevendo a operação pretendida, para se certificar de que dispõe da documentação (em português claro: papelada) exigida pelo agente, além de verificar as demais condições da operação. É importante destacar que os recursos em moeda estrangeira não irão diretamente para a conta do beneficiário da ordem de pagamento. Será necessária uma operação de câmbio entre aquele que for o beneficiário da ordem e o agente autorizado. Apenas após a realização da operação de câmbio, os recursos em moeda nacional estarão disponíveis (para mais informações, consulte “Perfis > Cidadão > Perguntas frequentes, cartilhas e notícias > Cartilhas > “Cartilha de Câmbio – Envio e recebimento de pequenos valores ”; para mais informações sobre a formalização das operações de câmbio, veja a seção Mercado de câmbio – definições ).

Advertisements