Existem várias fontes de contaminação no planeta e para eliminá-las seria necessário adotar muitas medidas em diversos setores da economia. Estamos poluindo a terra, o mar, os rios, as águas subterrâneas e também o ar que respiramos. Consumimos muito e comoa população mundial aumenta a cada dia, a tendência é aumentar também o consumo e, com ele, a contaminação planetária.

Por que consumo está relacionado com contaminação? Porque não temos o hábito de reciclar o que consumimos, e essa falha não é apenas das pessoas, contudo também das cidades e dos países.

Jogamos fora todos os dias uma quantidade tão grande de lixo que é difícil para o planeta absorvê-lo. E não se trata apenas do lixo das nossas casas, esse que colocamos na lixeira e que depois acaba em aterros sanitários a céu aberto. Há também o lixo descartado pelas indústrias, o comércio, a agricultura e os órgãos públicos. São toneladas de plástico, papel, vidro, metais, madeira, tecidos e outros materiais que não são reaproveitados.

Se fossem reciclados, além de diminuir o volume dos lixões, haveria ainda uma grande economia de recursos naturais, pois não seria mais necessário derrubar tantas árvores para fazer papel, construir móveis ou casas. Se reaproveitássemos o plástico, consumiríamos menos petróleo, que é a matéria prima usada para fazer o plástico. Se os metais fossem reciclados, não haveria necessidade de extrair tantos minérios do solo, como ferro, cobre e alumínio, por exemplo.

Por isso, uma das formas de acabar com as poluições do mundo é reciclando o que consumimos. Mas existem muitas outras maneiras, como, por exemplo, tratar os esgotos antes de jogá-los nos rios ou nos mares, abandonar a utilização de agrotóxicos na agricultura, não queimar ou derrubar as florestas, fiscalizar as indústrias para que não joguem gazes poluentes na atmosfera, os navios para que não façam dos oceanos a sua lixeira, os garimpos para que não poluam os rios com mercúrio, os hospitais para que incinerem os materiais contaminados etc.

Nós já falamos sobre contaminação e como preservar a natureza em outras matérias. Que tal você dar uma olhada nelas para saber mais sobre esse assunto? Veja, abaixo, os links.

Do original em http://www.turminha.mpf.gov.br/proteja-a-natureza/como-fazer-para-acabar-com-as-poluicoes-do-mundo

Advertisements