Dino

 

Sobre os Dinos, a primeira coisa a dizer é que não existe consenso sobre o tema e que várias teorias já surgiram. Os registros fósseis (restos petrificados de seres vivos que habitaram a Terra) mostram o desaparecimento/extinção dos dinossauros ao final do período Cretáceo, cerca de 65 milhões de anos atrás.

Algumas teorias dizem que isso aconteceu de forma gradual, enquanto outras apostam na ocorrência de eventos traumáticos (catástrofes) de rápido desenrolar.

Entre as hipóteses gradualistas, aponta-se que a extinção ocorreu devido à incapacidade dos animais em se adaptarem às transformações climáticas ocorridas no final do período Cretáceo. Naquela ocasião, o resfriamento do planeta e a baixa no nível dos oceanos reduziram o habitat de algumas espécies de dinossauros e animais marinhos.

Entre as teorias de impacto, destacam-se as hipóteses da queda de ummeteóro meteoro e a ocorrência de intensa atividade geológica (erupções vulcânicas e derramamento basáltico, ou seja, de rocha vulcânica).

O impacto de um meteoro em uma região da península mexicana de Yucatán teria levantado uma enorme nuvem de poeira e causado um grande e prolongado inverno ao impedir que o sol iluminasse de forma satisfatória a superfície do planeta. As plantas teriam tido uma redução drástica de produtividade, afetando em cadeia os herbívoros e carnívoros. Os dinossauros, por seu grande tamanho, teriam sido mais radicalmente afetados por não conseguirem quantidade suficiente de comida para sobreviver.

terra vulcõesAo final do período Cretáceo, ocorreu tambémuma intensa atividade vulcânica, com enormes derramamentos de basalto (rochas vulcânicas) e a emissão de gigantescas nuvens de gases e poeira. As transformações ocorridas a partir destes eventos teriam impacto semelhante ao da queda de um meteoro.

Ademais, é possível que ambos os eventos tenham ocorrido conjunta ou sequencialmente, potencializando os efeitos um do outro e contribuindo para o resultado final, qual seja, a extinção dos dinossauros.

Thiago Barreto Barros em http://www.turminha.mpf.gov.br/proteja-a-natureza/por-que-os-dinos-morreram

Advertisements