Durante a existência da União Soviética , houve países comunistas na Europa Oriental, Ásia e África. Países comunistas do século XX incluiram Afeganistão, Albânia, Angola, Benin, Bulgária, Camboja, Congo, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Etiópia, Hungria, Mongólia, Moçambique, Polônia, Romênia, Somália, Iêmen do Sul, União Soviética e Iugoslávia. Hoje, há apenas cinco países comunistas do mundo.

1. China


Mao Zedong assumiu o controle sobre a China em 1949 e proclamou a China como a República Popular da China, um país comunista. China manteve-se consistentemente comunista desde 1949, embora as reformas econômicas estão em vigor há vários anos. A China tem sido chamado de “China Vermelha” devido ao controle do Partido Comunista sobre o país.

2. Cuba

 

Uma revolução em 1959 levou à tomada a cargo do governo cubano de Fidel Castro. Em 1961, Cuba se tornou um país totalmente comunista e desenvolveu laços estreitos com a União Soviética.

3. Laos

 

Laos, oficialmente  República Popular Democrática do Laos, tornou-se um país comunista em 1975 após uma revolução que foi apoiada pelo Vietnã e pela União Soviética.

4. Coreia do Norte

 

Coréia, que foi capturada pelo Japão na Segunda Guerra Mundial, foi dividida após a guerra em um norte soviético eo sul-americano. Apesar de ser liderado pela URSS início em 1945, a Coréia do Norte não se tornou um país comunista até 1948.

5. Vietnã

O Vietnã foi dividido em uma conferência de 1954 que se seguiu à Primeira Guerra da Indochina. O Vietnã do Norte tornou-se comunista e apoiado pela União Soviética, enquanto o Vietnã do Sul democrático e apoiado pelos Estados Unidos. Após duas décadas de guerra, as duas partes do Vietnã foram unificados e em 1976, o Vietnã  unificado tornou-se um país comunista.

Em http://geography.about.com/od/lists/tp/communistcountries.htm

Advertisements