Borboletário Municipal é inaugurado no Parque da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos inaugurou as instalações do Borboletário Municipal Asas de Vidro, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx. A solenidade, realizada nessa quinta-feira (27), teve a participação de autoridades, representantes de ONGs, lideranças comunitárias e visitantes do Parque.

Durante a solenidade, o público assistiu a uma apresentação audiovisual sobre as borboletas e conheceu o viveiro de 190 metros quadrados, envolto por telas e paredes de vidro. No local, um jardim florido abrigará as borboletas. Tanto o jardim interno quanto o externo foram idealizados com plantas que servem de alimento para os insetos e outras para o depósito de ovos, as chamadas plantas alimento e hospedeiras, respectivamente.

O borboletário será aberto para visitação dentro de alguns meses, quando a criação de borboletas estiver estabilizada para a soltura. O borboletário representa mais um espaço para pesquisa e educação ambiental no município, que atenderá gratuitamente a população. Por meio de visitas monitoradas, crianças e adultos poderão conhecer as fases da vida das borboletas, desvendando os mistérios da sua metamorfose.

De acordo com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semea), as borboletas são indicadores de qualidade ambiental, pois seu processo de metamorfose e sobrevivência é sensível a alterações no ambiente. As borboletas estão no grupo de insetos de extrema importância para o equilíbrio de um ecossistema, uma vez que auxiliam na polinização das plantas.

Advertisements