foto/divulgação: Rudson Castro

Jorge Larrosa

A partir desta segunda-feira, Florianópolis será a Capital da Educação, quando cerca de três mil profissionais da área estarão reunidos no “Congresso de Educação Básica: aprendizagem em contexto” (COEB). Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento irá reunir representantes de variadas regiões do Estado, no Centro de Convenções Centrosul. Durante três dias, haverá palestras, apresentação de trabalhos, workshops e conferências. Com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, órgão ligado ao Ministério da Educação, o Congresso será realizado hoje (07) a quarta-feira (09).

 

O Coeb tem como finalidade ampliar a abrangência da reflexão e do envolvimento dos processos educativos visando à apreciação da prática pedagógica no cotidiano escolar e à integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica. Pretende também promover o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação no intuito de refletir e consolidar diferentes temáticas relacionadas às diretrizes da Educação Básica Nacional.

 

Abertura

 

Nesta  segunda-feira (07), a solenidade de abertura do congresso iniciou às 15 horas com a presença do Prefeito Dário Berger e do  Secretário de Educação de Florianópolis Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Às 16 horas começou a ser realizada a conferência sobre Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, com o professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona.

 

Palestras

 

Já na terça-feira (08), as atividades iniciam às 8h30, com a realização de quatro palestras e apresentações de trabalhos. Uma das palestras será sobre Inclusão e Diferenças, com a pedagoga Maria Terezinha da Consolação dos Santos, que é professora do mestrado e da pós-graduação da Universidade Vale do Rio Verde, de Minas Gerais. A professora Maria Elizabeth Bianconini de Almeida, da PUC de São Paulo, falará sobre Educação Midiática e o tema Infância e Ludicidade será ministrado por Zóia Ribeiro Prestes, do Centro Universitário de Brasília. Mônica Baptista, da Universidade Federal de Minas Gerais, irá abordar o Letramento e Processos de Ensino.

 

Na parte da tarde, serão desenvolvidos workshops, sendo um deles Diretrizes da Educação Básica, com o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart Neves. Gestão Educacional e Currículo será coordenado pela pedagoga Gladys Mary Ghizoni Teives, professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, enquanto o workshop Educação Integral terá o comando do professor da Universidade Estadual de Campinas, Silvio de Oliveira Gallo. O último workshop, Ser Docente, terá como responsável Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação do Departamento de Teoria e História da Educação, da Universidade de Barcelona. 

 

Encerramento

 

Na quarta-feira (9), último dia do congresso, haverá duas conferências: uma sobre Planejamento e Avaliação, com o professor Luiz Gasparin e outra sobre Motivação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, com o executivo Alexandre Guilherme Geara Guedes.

 

Cronograma

 

07/02/ – Segunda-feira (Vespertino)

13h

Credenciamento

15h

Solenidade de abertura

16h

Conferência de abertura

Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

Jorge Larrosa

18h

Atividade cultural

19h

Sessão de autógrafos

 

08/02/ – Terça-feira (Matutino)

 

08h30min

Palestras

1- Inclusão e Diferenças

     Maria Terezinha da Consolação dos Santos

2 – Educação Midiática

     Maria Elizabeth Bianconini de Almeida

3 – Infância e Ludicidade

     Zóia Ribeiro Prestes

4 – Letramento e Processos de Ensino

     Mônica Baptista.

10h

Intervalo

10h30min

Apresentações de Trabalhos

12h

Almoço

 

08/02 – Terça-feira (Vespertino)

 

14h

Workshops

1 – Diretrizes da Educação Básica

    Mozart Neves

2 – Gestão Educacional e Currículo

     Gladys Mary Ghizoni Teive

3 – Educação Integral

     Sílvio de Oliveira Gallo

4 – Ser docente

     Jorge Larrosa

15h40min

Intervalo

16h20min

Workshops

– Cada congressista poderá participar de dois workshops distintos, definidos no momento da inscrição, sendo o primeiro das 14h às 15h40min, e o segundo das 16h20min às 18h

 

09/02 – Quarta-feira (Matutino)

 

08h30min

Conferência

Planejamento e Avaliação

Luiz Gasparin

09h50min

Intervalo

10h20min

Conferência

Motivação e desenvolvimento pessoal e profissional

Alexandre Guilherme Geara Guedes

11h40min

Solenidade de Encerramento

 

Serviço

O quê: Congresso de Educação Básica

Quando: 7, 8 e 9 de fevereiro

Onde: Centro de Convenções CENTROSUL – Av. Gustavo Richard, 850 – Centro

Informações: 3251-6101 / 3251-6133

 

galeria de imagens


Advertisements