No ano em que a Escola Básica Municipal Anísio Teixeira completou 55 anos de existência (31/10) os estudantes e profissionais ganham o presente. Neste sábado (24/11) a Prefeitura da Capital entrega a reforma e ampliação da unidade da Costeira do Pirajubaé. A escola, que atende 514 alunos no Ensino Fundamental, recebeu um investimento de R$ 2.973.152,80.

 

No espaço físico a Anísio ganhou um auditório para 90 lugares, ginásio de esportes com área de 736 m², quadra poliesportiva descoberta e rampas de acesso. Um segundo piso foi construído no prédio principal composto de laboratório de ciências, sala de informática, sala de orientação pedagógica e sanitários.

 

As áreas que receberam reforma foram o laboratório de ciências, cozinha, salas de aula, banheiros e dependências administrativas. Entre os reparos estão substituição de portas e janelas; revisão dos sistemas elétrico e hidráulico; substituição de equipamentos hidrossanitários; instalação de calhas na cobertura; construção de calçada, muro e guarita; pintura geral; e melhorias no sistema preventivo de incêndio. Foram contemplados itens relativos à acessibilidade, como banheiros adaptados e pisos táteis.

 

Grande inspiração

 

O nome da unidade foi inspirado no educador, escritor, jurista e intelectual brasileiro Anísio Spínola Teixeira. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930. Anísio difundiu o movimento da “Escola Nova”, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento dos alunos, deixando de lado apenas a memorização. Propôs a idéia de escola gratuita para todos e em tempo integral. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos.

 

Com o seu trabalho Anísio foi o primeiro a projetar positivamente o nome do Brasil no exterior. Recebeu reconhecimento nos Estados Unidos, França e Inglaterra. O educador morreu em 1971, aos 70 anos de forma misteriosa, especula-se que seja de uma queda no fosso de um elevador.

 

Próximas inaugurações da SME

 

 

         DATA             HORA                     ESCOLA

 

24/11/12              10h                       EBM Anísio Teixeira (Reforma e Ampliação)

Rua João Câncio Jacques, 1461

Costeira

 

 

 

04/12/12              10h                       NEI Nagib Jabor (Reforma e Ampliação)

Rua Prof. Clementino de Brito, s/nº

Estreito

 

08/12/12              10h                        EBM Brigadeiro Eduardo Gomes (Construção)

Av. Pequeno Príncipe, 2939

Campeche

 

11/12/12              10h                       EBM Herondina Zeferino de Melo (Construção)

Rua Três Marias. s/nº

Ingleses

 

13/12/12              10h                       EBM Virgílio Várzea (Construção)

Rua Manoel Mancellos Moura, s/nº

Canasvieiras

 

13/12/12              10h                       Creche Cristo Redentor

Rua Laura Caminha Meira, 276 – Centro

 

 

19/12/12             10h                   Creche Celso Ramos (Reforma e Ampliação)

Rua prof. Aldo Câmara da Silva, 120

Centro

 

20/12/12             10h                   Escola de Música Osvaldo Ferreira de Melo

                                              Rua Alves de Brito, 334      (Reforma)

                                              Centro    


Advertisements