foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Recicla Bem Floripa 2012

Comerciantes do Centro de Florianópolis receberam nesta quinta-feira um manual de gerenciamento dos resíduos urbanos, com instruções sobre as boas práticas na destinação do lixo. A atividade fez parte da programação do III Recicla Bem Floripa, parceria entre a CDL de Florianópolis, Comcap, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Serviços Públicos, Floram e Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS).

 

Trinta voluntários recrutados pela CDL e pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro visitaram os estabelecimentos para entregar a cartilha Deixar a cidade mais limpa é um dever de todos nós. Pela primeira vez grupo incluiu, além da equipe de educação ambiental da Comcap, os operacionais da Divisão Centro. Dez deles trocaram por algumas horas o equipamento de trabalho pelo material informativo.

 

“Fomos recebidos de forma muito atenciosa. As pessoas nos veem passando todo dia, contudo assim a Comcap fica mais próxima”, observou Elisan Oliveira. Para Eni Maura Andrade, que também trabalha no roteiro do Centro, foi um boa oportunidade para estimular as pessoas a separar mais e melhor os resíduos. “As pessoas se dão conta que para reciclar, precisam separar antes.”

 

No estande instalado nas esquinas das ruas Jerônimo Coelho e Felipe Schmidt, permaneceram o presidente da Comcap, Marius Bagnati, o gestor de Negócios da CDL, Hélio Leite, José Luiz Menezes, da FloripAmanhã, Tônia Dutra, da Sense Consultoria Socioambiental, representando o GIRS, que tiveram a atenção inclusive do presidente da Fatma, Murilo Flores.

 

Mais informações no site da CDL

Mais informações no site do FloripAmanhã

 

Orientações Comcap para Centro de Florianópolis

A Comcap observa a importância do cumprimento da Lei 113/2003, que trata da apresentação dos resíduos sólidos para a coleta. A nova política nacional estabelece metas altas e prazos curtos para a gestão dos resíduos. Para desviar cada vez mais materiais dos aterros sanitários é preciso que poder público, indústria, comércio e consumidor assumam, cada um, a sua responsabilidade.

 

QUANTO AOS RESÍDUOS ORG NICOS E REJEITOS

  • É de responsabilidade do comerciante a utilização de contentores para depositar o lixo comum.
  • Os contentores devem ser identificados com o nome do estabelecimento.
  • A guarda e a limpeza dos contentores devem ser feitas em local apropriado, na área interna do estabelecimento.
  • Os contentores devem ser colocados na frente do estabelecimento, no recuo ou ao lado da calçada, sempre encostados à fachada, no máximo uma hora antes da coleta convencional.
  • Os estabelecimentos de pequeno porte, exceto aqueles que operam com manipulação de alimentos, podem formar grupos para aquisição e uso de contentores. A limpeza e manutenção são de responsabilidade do grupo.
  • Os estabelecimentos que manipulam alimentos devem ter contentores individuais.
  • Os contentores podem ser recolhidos e lavados pelos lojistas, na manhã seguinte, logo após a abertura do estabelecimento comercial.

 

O uso de contentores deve ser diferenciado pelas seguintes cores:

 

  • Laranja: uso residencial
  • Azul marinho: comércio em geral, inclusive no segmento de manipulação de alimentos
  • Azul claro: opcional para uso na coleta seletiva.

 

QUANTO AOS RESÍDUOS RECICLÁVEIS:

 

  • Os materiais recicláveis (papéis, metais, plásticos e vidros) devem ser acondicionados em saco plástico transparente, preferencialmente na cor amarela.
  • As embalagens de papelão devem ser desmontadas e amarradas.
  • Os materiais recicláveis devem ser dispostos em via pública, no horário da coleta, ao lado dos contentores (e não dentro deles).
  • Embalagens de isopor devem ser ensacadas.
  • Vidros devem ser colocados em sacos separados e os quebrados, em embalagem resistente como caixa de leite.
  • Todos os materiais recicláveis devem estar limpos.

 

QUANTO AOS MATERIAIS INERTES:

 

  • O descarte de materiais inertes (móveis, fogões, geladeiras, entulho de construção, etc), em pequenos volumes, deve ser agendado previamente com a Comcap, por meio do fone 0800 843 1529. Também podem ser levados ao ponto de entrega voluntária (PEV) da Comcap no Itacorubi.

galeria de imagens


Advertisements