foto/divulgação:

Nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, 520 estudantes de escolas públicas de Florianópolis, além de servidores municipais, receberão certificados por terem realizado os cursos Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital. São programas que tiveram como objetivo capacitar jovens em informática básica e despertar o interesse pelo setor tecnológico, hoje uma das principais economias do município.

Os cursos foram gratuitos e tiveram duração de dois meses. Durante as aulas do Aluno Monitor, os alunos entenderam como funcionam computadores, sistemas operacionais e redes. Além disso, tiveram capacitações em manutenção de microcomputadores e softwares de produtividade como editores de texto e planilha. Já no Desafio Digital, os jovens conheceram técnicas de desenvolvimento básico de websites, simuladores de robôs e games.

Os cursos têm certificação da Microsoft e em Florianópolis teve a realização da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES). Esta é a segunda turma de formandos – no total, mais de mil alunos foram capacitados desde maio de 2010.

“A SMCTDES possui três diretrizes de atuação, entre elas a que se refere ao desenvolvimento de Talentos, um insumo fundamental para o desenvolvimento da Capital da Inovação. Nesse contexto, o Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital caracterizam-se como ações de capacitação, inclusão digital e inclusão social. Os programas usam os recursos da internet para que as pessoas possam se auto capacitar em informática básica, uma das barreiras para a utilização pleno das oportunidade oferecidas pela tecnologia da constatação”, destaca o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Carlos Roberto De Rolt.

“As oportunidades de emprego no setor de tecnologia são promissoras, contudo é preciso muita capacitação, investimento em cursos de graduação e especialização. Iniciativas como o Aluno Monitor e Desafio Digital contribuem para que mais pessoas possam conhecer este universo da tecnologia – e servir como teste para que, os mais interessados e aplicados, possam seguir carreira no segmento buscando, acima de tudo, constituição qualificada”, aponta Moacir Antônio Marafon, vice-presidente ACATE e coordenador de projetos ligados a constituição de recursos humanos na entidade,

A formatura dos 520 estudantes dos programas Aluno Monitor e Desafio Digital será no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC) nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, a partir das 19 horas.


Semana de Ciência e Tecnologia

A formatura do projeto Aluno Monitor, Saber Digital e Desafio Digital faz parte da programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que será realizada até o dia 23 de outubro. A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia acontece em paralelo a Semana Nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Advertisements