foto/divulgação: ADEM – CMPPM

Seminário – Despertar para o Combate a Violência de Gênero 2012.

A campanha pede o fim da violência contra as mulheres encerra dia 10 de dezembro e as inscrições para participar do evento continuam abertas até a próxima quinta-feira pelo seguinte endereço eletrônico: www.pmf.sc.gov.br/entidades/semas/ . O evento ocorre no dia 10 de dezembro no auditório do Centro de Educação Continuada, na rua Ferreira Lima, 82, Centro de Florianópolis.

 

O Seminário faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo que mobiliza Florianópolis pelo fim da violência contra as mulheres Iniciativa de fortalecimento e sensibilização iniciada em 20 de novembro. A Campanha 16 dias de ativismo traz para este ano o tema: “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”.

 

Com a mobilização da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em parceria com os Conselhos de Direitos, dentre eles o COMDIM, órgãos governamentais, não Governamentais como a ADEH, e sociedade civil.

Com ações estratégicas, a campanha tem por objetivo promover debates, sensibilizar e dar visibilidade a respeito das diferentes formas de violência contra as mulheres. A programação compreende palestras e seminários, mobilizações (caminhadas e marchas) e oficinas e aconselhamentos entre outras atividades e atendimentos as mulheres que padecem.

 

Levantamento estatístico dos dados referentes aos atendimentos de violência doméstica e familiar nas Unidades Policiais de Florianópolis e CREMV evidencia um crescimento dos atendimentos relativos às situações de violência contra a mulher nos anos de 2010, 2011 e 2012, após a efetivação da Coordenadoria.

 

 Contudo, este crescimento não significa que a violência cresceu, contudo sim que aumentou o número de denúncia e procura de atendimento devido à constatação e conhecimentos que foram passados à população nestes últimos anos sobre o comando da referida coordenadoria.

 

  • Programação:

 

08h00 – Credenciamento

09h00 – Mesa de Abertura

09h30 – Plano Municipal de Políticas para Mulheres – Palestrante: Coordenadoria da Mulher

10h20 – Debate

10h40 -Mesa – Avaliação do Projeto – Empoderamento Contra o Sexismo – desenvolvido com mulheres de comunidades da Grande Florianópolis.  Palestrante: Carolina Rodrigues Costa.

11h15 – Debate.

11h40 – Atração Cultural.

12h – Brunch

14h – Monitoramento, Avaliação e Estratégias de Advocacy no Combate às Violências de Gênero. – Mediadora: Grupo MARGENS/UFSC. – Palestrantes: Carmen Lúcia Luiz; Sheila Sabag.

15h30 – Debate.

16h – Coffee Break

16h30 – Encerramento.

 


Advertisements