O Bosque Pedro Medeiros é uma importante área verde de lazer da região continental de Florianópolis. Aberto no dia 23 de março de 2002 no Bairro do Estreito, possui área de aproximadamente 18.000m². A maior parte corresponde à área remanescente de Mata Atlântica em estágio secundário de regeneração e variadas espécies vegetais.

Além da área verde, o Bosque possui uma antiga edificação, construída no século XIX, que abriga atualmente o Museu do Presépio. O Museu contém cerca de 100 presépios, oriundos de diferentes lugares do mundo. No dia 27 de março de 2002 o Bosque Vereador Pedro Medeiros foi tombado por seu valor histórico, passando a fazer parte do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município de Florianópolis.

A área possui uma excelente infra-estrutura de lazer e contemplação da natureza. Cinco trilhas ecológicas possibilitam a caminhada em meio a mata. Além disso, há um parque infantil, espaço para lanches e jogos, viveiro de pássaros, horta de plantas medicinais e tanque de tartarugas de água doce.

No ano de 2008 foi firmado um convênio entre a Secretaria Municipal do Continente e o SESC do Estreito para a implantação de um Projeto de Educação Ambiental. Com esse projeto pretende-se ampliar a visibilidade do Bosque, contribuindo para a sua preservação e tornando-o um espaço permanente de Educação Ambiental. “O Bosque Vereador Pedro Medeiros é o maior patrimônio do Continente, então é preciso manter as árvores que estão ali, já que hoje não temos quase áreas verdes. Nossa intenção é trazer mais a população, as crianças para poderem ver as trilhas e os presépios que tem ali. É uma maneira das pessoas criarem sentimento e preservar o meio ambiente”, afirma o Secretário Municipal do Continente, Deglaber Goulart.

As ações pensadas para o desenvolvimento desse projeto contemplam: trilhas interpretativas, exposição permanente de materiais didático-pedagógicos, criação de hortas, oficinas, apresentações culturais e campanhas de arrecadação de óleo de cozinha, pilhas e baterias, materiais recicláveis e resíduos orgânicos. Além de visitas orientadas da comunidade e escolas da rede pública e particular.

O Bosque está aberto à visitação de terça à sexta-feira, das 08h00min às 18h00min, na Rua Afonso Pena, nº 1070, no Bairro do Estreito. A entrada é gratuita.

 


Advertisements