foto/divulgação:

Inauguração do telecentro da Aflodef

Na última sexta-feira, dia 21 de outubro, dentro da programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, o Prefeito Dário Berger, inaugurou o telecentro localizado na Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef). O espaço irá oferecer equipamentos e instrutores para promover a inclusão digital e social dos portadores de necessidades especiais. Também abriram as portas durante a Semana de Ciência e Tecnologia os telecentros da Costa da Lagoa e o da Associação União Norte, em parceria com a comunidade do Rio Vermelho.

O telecentro da Aflodef faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Florianópolis e o Comitê para a Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC) que matém outros seis telecentros, chamados de CDI Internet Comunitária. Os telecentros estão localizados no Morro das Pedras, Jardim Atlântico, Prainha, Rio Tavares, Itacorubi e Canasvieiras. Em média 1.300 pessoas fazem usos dos telecentros administrados pelo CDI-SC.

O presidente da Aflodef, José Roberto Leal, destacou a importância do telecentro para a inclusão dos portadores de deficiência. “Essa iniciativa é um grande apoio para melhorar a empregabilidade das pessoas com deficiência física, pois oferece uma oportunidade de constatação e capacitação, o que é fundamental para a inclusão da pessoa no mercado de trabalho e na sociedade”, afirmou Zezinho.

O Prefeito Dário Berger enfatizou o valor da parceria entre a administração municipal e a sociedade. “A prefeitura faz o seu papel de oferecer apoio e assistência aos que precisam das políticas públicas, contudo o que merece destaque é a disposição e a luta das pessoas com deficiência para buscarem capacitação, agregar valor e melhorarem a sua constituição”, ressaltou o Prefeito.

O Deputado Federal Gean Loureiro também defendeu a necessidade de oferecer oportunidades às pessoas com necessidades especiais. “Florianópolis é referência na valorização da pessoa com deficiência, oferecendo oportunidades para que todos tenham as mesmas capacidades e as mesmas oportunidades, fazendo os iguais cada vez mais iguais”, enfatizou.

O presidente do CDI-SC, Heitor Blum S.Thiago, destacou os benefícios dos telecentros para a comunidade.  “Os telecentros oferecem a todos a oportunidade de usufruir de recursos da tecnologia hoje indispensáveis para se comunicar, adquirir conhecimentos e conviver no mundo cada vez mais informatizado, melhorando as condições de cada um para exercer a sua cidadania”, explica S.Thiago.

A necessidade da inclusão digital também foi destacada pelo Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt. “A Prefeitura de Florianópolis está modernizando seus sistemas e ampliando a rede de fibra óptica para, em breve, disponibilizar internet pública em toda a cidade e levar o serviço da administração municipal para dentro da casa das pessoas por meio do computador, contudo os cidadãos precisam estar preparados para usufruir dessa modernização”, afirmou De Rolt.

Hodiernamente, entre os serviços mais utilizados nos telecentros estão o acesso à internet, pesquisas escolares e acadêmicas, jogos educativos, informações de concurso, emprego e cadastro de currículos, cursos online, digitação, slides para apresentações, gravação de fotos e vídeos em CDs, serviços e ouvidoria da Prefeitura para o cidadão. Até 2012 os telecentros também passarão a oferecer oficinas de blog, preparação para o mercado de trabalho e webdesign.

galeria de imagens


Advertisements