foto/divulgação: SME

Desenho vencedor

“Vamos usar os Três Rs: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Preserve o meio ambiente. Ele merece, você merece, nós merecemos”.  Essas são as palavras de ordem de um dos principais trechos da redação de Luíza Castro Moura, aluna do sexto ano da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho. Nikolas Alvim Barbosa de Salles, aluno do quinto ano da Escola Desdobrada Muncipal Costa de Dentro, ilustrou, com lápis de cores e traços marcantes, um modelo do que se pode chamar de cidade sustentável. Um ciclista, árvore frutífera e lixeiras recicláveis.

 

A criatividade e a consciência ecológica permitiu à dupla ser  vencedora da etapa municipal do concurso “Recicla CDL na Escola”, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Como premiação eles receberão um kit escolar, com mochilas, cadernos, estojos de lápis, estojos de canetas variadas, bonés e

camisetas.

 

A comissão municipal foi formada pela professora Rosange Silva, da Secretaria de Educação, pela representante da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), a bióloga Silvane Dalpiaz do Carmo, e por Hélio da Silva Leite, da CDL Florianópolis.

 

O próximo passo agora é em nível estadual, onde serão selecionados os cinco melhores desenhos e as cinco melhores redações dos diversos municípios de Santa Catarina. A premiação será um netbook para os alunos e um notebook para os professores orientadores.

 

Um dos objetivos do concurso é proporcionar atividades para que crianças e adolescentes compreendam que é preciso mudar de atitudes e entender que a preservação dos ecossistemas e dos recursos naturais está ligada à  sobrevivência do ser humano.

 

O evento visa colaborar ainda para o processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida, para impulsionar a constituição de sociedades mais justas e ecologicamente equilibradas.

 

Outros objetivos são a sensibilização para a necessidade da redução da produção de lixo e resíduos, incentivar a separação correta dos resíduos escolares e domiciliares e estimular a coleta seletiva na comunidade.

galeria de imagens


Advertisements