foto/divulgação: / Visibilidade Suspendida

Exposição pode ser visitada até dia 14 de dezembro na Galeria Municipal

A presença, supressão ou alteração de imagens em produções imagéticas inspiram a pesquisa das artistas plásticas Fabíola Scaranto e Claudia Zimmer na exposição “Visibilidade Suspendida”. Reunindo trabalhos de desenho, fotografia e vídeo produzidos sobre o tema, a mostra será aberta nesta quarta-feira (14), às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro. O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, por meio de edital lançado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

Ao todo, a exposição reflete 12 obras em três trabalhos resultantes de pesquisas feitas pelas artistas abordando o tema visibilidade/invisibilidade. A mostra fica aberta à visitação pública até 14 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada franca. Escolas do município interessadas em participar de ações educativas na Galeria Municipal de Arte podem fazer agendamento na Fundação Franklin Cascaes, pelo e-mail educativoffc@gmail.com ou ainda pelo telefone (48) 3324-1415, das 13h às 19h.

 

Interação com o público

 

Utilizando três suportes diferentes (desenho, foto e vídeo), a exposição proporciona interação com o público.  No trabalho “Imagem para Deixar de Existir”, assinado por Fabíola Scaranto, os visitantes avistam dois grandes desenhos feitos com grafite sobre papel, contendo referências visuais que integram a memória de Florianópolis. Ao lado de cada imagem está colocada uma borracha que possibilita às pessoas que circulam pelo espaço interferir no desenho, apagando-o e, consequentemente, alterando o elemento visual que faz parte do imaginário local.

 

A produção “Cartografia do Meio”, de autoria de Claudia Zimmer, abrange cinco fotografias que retratam lugares com nomes contendo as palavras ‘meio’ ou ‘meia’, tais como Meia Praia ou Praia do Meio. As fotos são impressas em papel jornal, apresentando um aspecto semelhante às pinturas expostas à excessiva claridade, o que produz um efeito de vaporosidade nas imagens.

 

O terceiro trabalho é “Visibilidade Suspendida” – uma série de cinco vídeos, que dá nome à exposição, produzidos por Fabíola e Claudia, cada um com cerca de um minuto e meio. Neles, uma das artistas tenta acomodar o corpo por trás de troncos de árvores até ocultá-lo completamente, numa atividade que revela a dificuldade existente entre a dimensão do corpo em relação ao tronco da árvore.

 

O projeto contemplado com recursos do Fundo Municipal de Cultura compreende ainda a realização de uma oficina de arte-educação ministrada pela professora Maria Lúcia Duarte e a produção de um catálogo da exposição para reflexão e difusão da arte contemporânea local.

 

As artistas

 

Licenciada em Artes Plásticas, em 2006, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Fabíola Scaranto trabalha na área de artes, atuando no ensino formal, na atividade educativa em museus e espaços culturais, no design e em produção cultural. Participou de exposições em Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Pará. Hodiernamente é aluna de Design na UFSC.

 

Formada em Artes Plásticas pela Udesc, Claudia Zimmer é mestre e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na pesquisa de questões relacionadas à semi-visibilidade, à fotografia e à paisagem – investigada a partir de sua percepção e de suas concepções. Com experiência na área de artes, Claudia já realizou variadas exposições em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, e no Paraná.

 

O Quê: Exposição “Visibilidade Suspendida”

           (Fabíola Scaranto e Claudia Zimmer)

 

Quando:  14 de novembro, às 19h30 (abertura)

                 Visitação até 14 de dezembro

                 Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

            Praça 15 de Novembro nº 180 – Centro

            Esquina com Rua Tiradentes

 

Quanto: Gratuito

 

Informações: Diretoria de Artes / Fundação Franklin Cascaes

                       Agendamento de atividade educativa com escolas e grupos

                       educativoffc@gmail.com

                       (48) 3324-1415


Advertisements