Com a proposição de questionar a ideia de verdade no documentário, a Fundação Cultural Badesc apresenta a mostra.doc 2012, de 3 a 7 de dezembro, exibindo os filmes “Moscou”, de Eduardo Coutinho, “Zelig”, de Woody Allen, “Terra sem pão”, de Luis Buñel, “Quarto 666”, de Wim Wenders, “Anna Pavlova vive em Berlim”, de Theo Solnik, e “Além do azul selvagem”, de Werner Herzog. São seis filmes em cartaz ao longo da semana com curadoria da cineclubista Natália Poli. A seleção dos seis títulos em cartaz reflete sobre a fronteira entre ficção e documentário.

 

   

“Moscou” é um filme em torno dos ensaios e os exercícios que os atores do Grupo Galpão executam enquanto preparam a peça “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov. “Zelig” é um pseudo-documentário sobre a vida de Leonard Zelig, o homem-camaleão, que tinha o dom de modificar a aparência para agradar as pessoas. “Em Terra sem pão”, numa remota região montanhosa da Espanha, chamada Lãs Hurdes, os habitantes vivem em extrema pobreza na década de 1930 e tudo é calmamente observado por uma câmera.

 

 

No documentário “Quarto 666”, o diretor Wim Wenders, quando participava do Festival de Cannes de 1982, resolve usar a suíte 666, do hotel em que estava hospedado, como set de gravação de uma série de entrevistas com cineastas. “Anna Pavlova vive em Berlim” narra momentos da anti-heroína que dá nome ao filme, perdida no limiar entre a insanidade e uma rara lucidez poética. “Além do azul selvagem” discorre sobre três pilares narrativos: as extraordinárias imagens de uma missão da NASA, as gravações de uma expedição ao fundo do oceano, e imagens convencionais de entrevistas com pesquisadores e cientistas.

 

 

A organização da Mostra é de Natália Poli, Gabriela Bresola e Elis Rejane e tem o apoio da diretora de animação Yannet Briggiler e da VideoFilmes. A primeira edição da mostra.doc foi realizada em agosto de 2011, motivada pela criação do Dia do Documentário. Celebrada em 7 de agosto, a data é uma homenagem ao cineasta Olney São Paulo ao seu dia de seu nascimento.

O quê: mostra.doc

Quando: de 3 a 7 de dezembro, às 19h

Onde:Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito

PROGRAMA
Sessões às 19h

Segunda, dia 3
Moscou, de Eduardo Coutinho, 2009. Brasil, 80 min. Documentário. Livre.

Terça, dia 4
Zelig, de Woody Allen, 1983. EUA, 79 min. Comédia. Livre.

Quarta, dia 5
Terra sem pão, de Luis Buñel, 1933. Espanha, 30 min.
Quarto 666, de Wim Wenders, 1982. França, 46 min.

Quinta, dia 6
Anna Pavlova vive em Berlim, de Theo Solnik, 2011. Alemanha, 79 min.

Sexta, dia 7
Além do azul selvagem, de Werner Herzog, 2005. EUA/Alemanha, 81 min.

 

Advertisements