foto/divulgação: Camila Dequech

Lançamentos da FFC Publicações

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) encerra o ano lançando novos produtos com selo editorial próprio. Além de um catálogo com todas as obras publicadas pela instituição desde 2008, serão lançados os livros Franklin Cascaes: Outros Olhares, Crônicas de Cascaes – 2º volume, e Prêmio Silvio Coelho dos Santos de Monografias. O evento acontece às 19h, na sede da Fundação, no Forte Santa Bárbara, com entrada franca.

 

Com quatro anos de existência, a FFC Publicações realiza um trabalho voltado ao registro da memória local e à valorização da produção literária catarinense, contando agora com 13 títulos em sua linha de produtos. Em fase final de produção, deve ser lançado ainda o livro Rendeiras, que resulta de uma extensa pesquisa etnográfica e iconográfica em várias comunidades, visando ao registro do processo de produção da renda de bilro em Florianópolis.

 

Revisitando Cascaes

 

Duas das três novas obras completam uma coleção literária inspirada em pesquisas do artista popular Franklin Cascaes. Com 64 páginas, Crônicas de Cascaes reúne uma seleção de artigos do folclorista catarinense que foram publicados na década de 1960, no jornal “A Gazeta”, descrevendo o funcionamento dos engenhos da Ilha de Santa Catarina. Com prefácio do historiador Francisco do Vale Pereira, a obra traz detalhes das fases do fabrico da farinha e da estrutura rudimentar do maquinário utilizado para beneficiamento da mandioca.

 

No livro Franklin Cascaes: Outros Olhares, o leitor terá acesso a sete reflexões de profissionais que trabalham com o acervo de Cascaes, reunido no Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE/UFSC). Com 96 páginas, e prefácio da arqueóloga Tereza Fossari, a obra serve de referência para restauradores, conservadores e outros profissionais que atuam no trabalho museológico, como também para pessoas curiosas em conhecer alguns aspectos do rico acervo deixado pelo pesquisador catarinense.

 

Incentivo à pesquisa

 

Já o livro Prêmio Silvio Coelho dos Santos de Monografias, que tem prefácio do historiador Paulino de Jesus Cardoso, traz dez textos premiados em concurso realizado pela Fundação Franklin Cascaes em 2009. Dirigido a estudantes universitários e pesquisadores, o concurso de monografias sobre a história e a cultura de Florianópolis concedeu aos vencedores premiação de R$ 29 mil, dividida entre os classificados nos três primeiros lugares e nas sete menções honrosas.

 

Com 540 páginas, o livro Prêmio Silvio Coelho dos Santos de Monografias representa um incentivo à geração de novas produções sobre a história e a diversidade cultural do município. Faz também uma homenagem in memoriam ao professor e pesquisador que dedicou a vida ao estudo dos povos indígenas, à defesa dos direitos das minorias e ao fomento da pesquisa social no meio acadêmico.

 

Silvio Coelho dos Santos foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e um dos fundadores do Instituto de Antropologia da UFSC, tendo sido também diretor do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, entre 1970 e 1975. Graduado em História pela UFSC e doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP), foi membro da Academia Catarinense de Letras. Faleceu em 26 de outubro de 2008.

 

Serviço:

 

O Quê: Lançamento de livros e catálogo  da FFC Publicações

              “Franklin Cascaes: Outros Olhares”

             “Crônicas de Cascaes – 2º volume”

              “Prêmio Silvio Coelho dos Santos de Monografias”

 

Quando: 18 de dezembro (terça) – 19h

 

Onde: sede da Fundação Franklin Cascaes 

            Rua Antônio Luz nº 260 – Centro

 

Quanto: gratuito

galeria de imagens


Advertisements