170 estudantes vão ter sessões extra-currriculares no Circo Espacial e no Centro Cultural São Paulo; projeto da Prefeitura de São Paulo quer valorizar equipamento cultural do Centro em proveito dos alunos da rede municipal

Nessa quinta-feira (7/04) começa a ser posto em prática o projeto “O Centro pode ser uma sala de aula”, em que estudantes da rede municipal farão visitas monitoradas a espaços culturais da região central da cidade.

Das 13h às 16h, 130 alunos da EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) Gabriel Prestes visitam o Circo Espacial e 40 alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Duque de Caxias vão ao Centro Cultural São Paulo.

Idealizado em fevereiro pela Secretaria de Educação, Subprefeitura da Sé e Projeto Aprendiz, com parceria da Comgas, o projeto-piloto quer ampliar o processo de ensino e aprendizagem fora do espaço escola, apresentando e valorizando o equipamento cultural do Centro de São Paulo.

A idéia fundamental de “O Centro pode ser uma sala de aula”, segundo a coordenadora do projeto na Subprefeitura da Sé, professora Olga Maria Arruda Gonçalves, é ampliar a concepção de mundo e sociedade e fazer com que os alunos “descubram sua cidade, questionem seu mundo, olhem além dos muros e preconceitos, a partir de uma visão da escola integrada na vida da comunidade”.

A parceira Comgas viabilizou o transporte dos alunos e a entrega, a todas as escolas participantes, do livro organizado pelo fundador do Projeto Aprendiz, Gilberto Dimenstein, “São Paulo 450 Anos Luz – a redescoberta de uma cidade” e guias com sugestões de atividades sobre o tema. Hodiernamente, mais parceiros estão sendo convidados pela Secretaria de Educação e pela Subprefeitura da Sé a fazer parte do “Centro pode ser uma sala de aula”.

Nessa primeira fase, está sendo montado um calendário para o período de sete meses de excursões contemplando alunos de toda a rede municipal da região da Subprefeitura da Sé: 10 EMEIs; 3 EMEFs; 3 CEIs (Centro de Educação Infantil); 1 EMEE (Escola Municipal de Educação Especial) e 1 Cieja (Centro de Jovens e Adultos).

As visitas serão divididas por local (um por dia para cada escola). As próximas visitas serão no Museu Afro-Brasileiro, Museu de Arte Contemporânea, Zoológico de São Paulo, Memorial da América Latina, Sala Cinemateca, entre outros.

Clique aqui

para ler outras notícias no portal da Prefeitura

+ Confira outras notícias no Portal da Prefeitura de S.Paulo

Advertisements