Assistência Social

“Invasão Social” atende mais de 200 famílias na Mangueira

Busca por programas de transferência de renda é a principal demandas dos moradores

22/06/2011

Durante a “Invasão Social” realizada no morro da Mangueira, nesta quarta-feira, dia 22, as principais demanda dos moradores, identificadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) foram o acesso aos programas de transferência de renda do Governo Federal e Prefeitura; encaminhamento de documentação (em português claro: papelada) civil e de outros documentos necessários para a inscrição em programas de habitação popular.
 

No primeiro dia foram atendidas 205 famílias. Equipes formadas por assistentes e educadores sociais, psicólogos e pedagogos percorreram diferentes localidades da comunidade. Além das visitas domiciliares, foram montadas duas bases fixas localizadas na quadra da escola de samba e na Fundação Leão XVIII.

A maioria dos moradores, cerca de 75%, procurou os serviços da SMAS para se inscrever, atualizar e até mesmo para desbloquear seus cadastros nos programas Bolsa Família e Cartão Família Carioca, que concedem benefícios mensais aos cidadãos, com a exigência da frequência escolar. Boa parte deles, também buscou informações sobre o acesso à serviços de educação, cultura, esporte, lazer, convivência familiar e comunitária, oferecidos pelos órgãos da Prefeitura.

– Estamos conseguindo fazer com que os moradores tenham acesso a todos os programas sociais e a toda a rede de serviços da Prefeitura. O objetivo aqui é promover a cidadania, a saúde, a educação, a empregabilidade e a qualidade de vida – , avaliou o secretário Rodrigo Bethlem.

A “Invasão Social”, que foi desenvolvida para atender às necessidades sociais dos moradores, terá continuidade nos próximos dias em variadas comunidades da Mangueira, dentre elas: Olaria, Buraco Quente, IBGE, Residencial Mangueira I, Curva da Cobra, Salobra, Loteamento, Chalé, São Sebastião, Candelária, Telégrafos, Fundação, Predinhos e Sinimbu.

Programas Bolsa Família e Cartão Família Carioca:
149 procedimentos realizados no total
28 novos cadastros
40 desbloqueios
Outras demandas atendidas pela SMAS:
72 encaminhamentos de documentação (em português claro: papelada) civil
62 encaminhamentos a serviços de habitação
32 encaminhamentos a serviços de cultura,esporte, lazer e convivência
29 encaminhamentos a serviços de educação
24 encaminhamentos a serviços da Defensoria Pública
8 encaminhamentos a serviços de trabalho e renda

Advertisements