Contenção de Encostas

Geo-Rio: 45 anos de dedicação à cidade

Fundação comemora mais um aniversário, reduzindo os acidentes em encostas através de monitoramentos, estudos, obras de prevenção e intervenções emergenciais

12/05/2011

A Geo-Rio comemora nesta quinta-feira, dia 12, mais um aniversário. Há 45 anos o Município conta com um órgão especializado em contenção de encostas. O orçamento previsto para o período janeiro/dezembro de 2011 é de aproximadamente R$ 114,7 milhões em obras.

 

De características geográficas singulares e complexas, o Rio de Janeiro é maravilhoso e sua beleza imortalizada em incontáveis cartões-postais, muitos deles exibindo a exuberância de suas orlas e a imponência de suas montanhas. Contudo, fortes chuvas causam algumas surpresas e os desafios para reduzir, ano a ano, o potencial de acidentes na cidade existem.

Com este objetivo, há exatos 45 anos, em decorrência de graves acidentes geotécnicos como as catastróficas chuvas do ano de 1966, o Município do Rio de Janeiro passou a contar, de forma pioneira no Brasil, com um órgão especializado em contenção de encostas: o Instituto de Geotécnica. Para auxiliar nesta tarefa, a Geo-Rio implementou, em 1996, o sistema Alerta Rio, que mantém estações pluviométricas espalhadas pela cidade para monitorar as chuvas.

Pela excelência do seu quadro de servidores, a Geo-Rio transformou-se em Fundação e se consolidou como centro de referência para estudos e pesquisas em’mbito mundial. O órgão, que também é solicitado por municípios de todo o Brasil para atuar como consultor, já prestou auxílio em serviços em Angra dos Reis (RJ), Blumenau (SC), Vitória (ES) e Barra do Piraí (RJ), por exemplo.

Neste dia 12 de maio de 2011, ano de conclusão do inédito mapeamento geotécnico na cidade, a Fundação comemora mais um aniversário, reduzindo muito os acidentes em encostas através de monitoramentos, estudos, obras de prevenção e intervenções emergenciais.

A Geo-Rio alia a experiência (cerca de 7.500 obras executadas e mais de 10 mil registros no banco de dados de sondagens geológicas) ao constante aperfeiçoamento e atualização nas modernas tecnologias do corpo técnico de engenheiros geotécnicos e geólogos, todos com alto grau de especialização. A maior vitória é trabalhar para garantir cada vez mais a segurança da população carioca.

Advertisements