Copa 2014

FIFA aceita a proposta da Prefeitura para que o IBC da Copa do Mundo seja na cidade

Proposta da Prefeitura do Rio superou os projetos de outras duas concorrentes: Brasília e São Paulo

27/05/2011

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi inestabelecido na manhã desta sexta-feira, dia 27 de maio, que o Rio de Janeiro foi escolhido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como sede do Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo de 2014. O local selecionado foi o Riocentro, que foi sede do IBC nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, recebendo jornalistas de vários países com sucesso. A proposta da Prefeitura do Rio foi coordenada pelo Instituto Rio 2014/2016 e superou os projetos de outras duas concorrentes: Brasília e São Paulo. No Centro Internacional de Transmissão são geradas as imagens da Copa do Mundo que serão distribuídas para todo o planeta. O IBC da Copa da África do Sul reuniu, por exemplo, cerca de 13 mil profissionais. 

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou sua proposta oficial para receber o IBC no dia 31 de janeiro. Confirmando sua vocação e estrutura para receber grandes eventos, a cidade foi a única a oferecer duas opções: o Centro de Convenções SulAmérica (no Centro) e o Riocentro (na Barra da Tijuca). O dossiê de candidatura tinha 80 páginas com todos os detalhes técnicos sobre as instalações. O documento citava as transformações estruturais e sociais da cidade na preparação para receber importantes eventos internacionais – além da Copa do Mundo de 2014, o calendário inclui os Jogos Mundiais Militares, este ano; o Encontro Mundial da ONU para o Clima (Rio + 20), em 2012; e os Jogos Olímpicos de 2016. O sucesso da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e o pacote de incentivos para a construção de novos hotéis, lançado em novembro de 2010 pelo prefeito Eduardo Paes, foram outros trunfos da candidatura carioca. 

 

“Esta importante vitória para a cidade é o reconhecimento de todo o trabalho que está sendo feito no Rio desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa de 2014. Não tenho dúvidas de que a nossa cidade vai acolher muito bem todos esses milhares de profissionais que vão transmitir ao mundo todo a melhor Copa de todos os tempos. E o Rio terá, claro, um papel de protagonista no mundial”, comemorou o prefeito Eduardo Paes. 

 

O anúncio da escolha do Rio foi feito nesta sexta-feira em Zurique, na Suíça, durante o encerramento da segunda reunião do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local/FIFA. Segundo a decisão do COL e da FIFA, o Rio de Janeiro foi escolhido por variadas razões, incluindo a qualidade da infraestrutura, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade, bem como pelo desejo manifestado com ênfase para fornecer todo apoio possível ao IBC e seus usuários. 

 

“Posso afirmar que foi uma decisão difícil, todos os candidatos exibiram alta qualidade e exibiram um enorme compromisso. Mas infelizmente só podemos escolher uma sede e consideramos que, em geral, o melhor para a FIFA foi Rio de Janeiro. O IBC será um dos centros de informações mais avançados do mundo durante os meses de junho e julho de 2014. É um componente vital, que estabelece a ligação entre a Copa do Mundo da FIFA e o resto do mundo e garante que as pessoas no entorno do planeta tenham a melhor e mais atualizada cobertura do nosso belo esporte”, explicou o Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, que presidiu a reunião juntamente com o presidente do COL, Ricardo Teixeira.

Advertisements