As detentas da Penitenciária Feminina de Teresina foram alvo de vacinação contra Hepatite B, Difteria e Tétano Adulto, Tríplice Viral e Febre Amarela. A atualização das vacinas foi realizada, nesta segunda-feira (30) e terça – feira (31), pela equipe de DST/Aids da Fundação Municipal de Saúde, da Prefeitura de Teresina.

Esta iniciativa faz parte do projeto Ação Alusiva ao Mês da Mulher, cuja  primeira etapa ocorreu em março, quando foram realizadas 80 coletas de material para a prevenção do câncer de colo de útero. Na mesma ocasião foi colhido exames sorológicos para sífilis, HIV e Hepatite B e C. Além de fazerem os exames, as detentas assistiram palestras sobre doenças sexualmente transmissível e higiene pessoal.

“Durante os dois dias dessa segunda etapa, realizamos a complementação das vacinas e cada mulher recebeu uma assistência individual para receber o resultado dos exames efetivados na primeira etapa do projeto”, explica Alessandra Tabatinga técnica da coordenação de DST/Aids da FMS.

Conforme os resultados, as pacientes recebem orientações sobre prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis como HIV/Aids e Hepatites Virais. Caso o resultado seja positivo para qualquer tipo de DST, a detenta é encaminhada para os serviços de atendimento especializados da rede municipal para acompanhamento e tratamento.

Advertisements