Inauguração Ambulatório

O Ambulatório de Feridas e Pé Diabético do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo foi inaugurado nesta segunda-feira (19). A inauguração faz parte de uma das ações promovidas pela a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A intenção ao disponibilizar o serviço à população é promover assistência ao paciente que apresenta diabetes. De acordo com João Rodrigues, presidente da FMS, o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético vai ser uma referência na área de cuidados com os pacientes que apresentam este agravo.

“O ambulatório é resultado de uma atividade simples de reestruturação para o atendimento de uma grande parcela da população, que não tinha atenção do município. Agora, as pessoas terão um atendimento de qualidade, mais rápido e com maior resolutividade”, reitera o presidente.

Para a presidente da ADIP, Jeane Melo, a iniciativa deve ser vista como uma melhoria do serviço aos diabéticos, uma vez que “‘não existiam ações realmente focadas nesse público, que são pessoas que, muitas vezes, padecem amputações. Com o ambulatório, os diabéticos terão atendimento diferenciado de prevenção para que não tenham que amputar seus membros”.

O cirurgião vascular do Lineu Araújo, Valrian Campos Feitosa, explica que vários fatores levam um paciente diabético a amputar seus membros. “O principal fator é a falta de constatação, depois falta de pessoal capacitado para tratar do diabético. Com a melhoria no serviço proporcionada pelo município, a nossa expectativa que o número de pessoas com membros amputados diminua significativamente”, finaliza o médico.

 

Advertisements