A Fundação Municipal de Cultural Monsenhor Chaves (FMCMC) retoma suas atividades ordinariamente a partir de hoje (14) em sua nova sede localizada na Rua Félix Pacheco, 1430, Centro. A Prefeitura de Teresina resolveu mudar as instalações físicas do órgão para um ambiente mais espaçoso onde as coordenações artísticas poderão desenvolver com maior eficiência suas atividades, melhorando ainda mais o atendimento ao público.

Semanalmente a FMCMC realiza vários projetos culturais em espaços públicos como o Arte Itinerante, que acontece às tardes de domingo no Encontro dos Rios, além de diversos eventos do calendário cultural como o Festival de Teatro e o Festival de Música Chapada do Copotencial (Chapadão), que iniciou hoje (14) as inscrições para os novos talentos interessados em mostrar sua arte na edição 2011 do evento.

Criada pela Lei Municipal nº 1.842, em 26 de fevereiro de 1986, a Fundação Cultural Monsenhor Chaves assessora a administração pública municipal na formulação das diretrizes da política cultural, atua nos segmentos das artes cênicas, artes plásticas, literatura, música, folclore e cultura popular, patrimônio natural, histórico e artístico.

A Fundação também é responsável por manter espaços culturais como Casa da Cultura, Teatro do Boi, Teatro de Arena, Teatro Municipal João Paulo II, Palácio da Música, Escola de Danças Folclóricas, sete bibliotecas públicas, além de variadas bandas-escolas. A Banda 16 de Agosto, Coral da Cidade de Teresina, a Orquestra Sinfônica de Teresina e o Balé da Cidade de Teresina também são administrados pela Fundação.

Em mais de duas décadas de atividade, a Fundação Cultural Monsenhor Chaves mudou significativamente o panorama artístico local, dotando a cidade de uma infraestrutura básica às necessidades culturais, valorizando as manifestações populares, conscientizando a classe artística e comunidade em geral com realização de seminários, oficinas, especializando profissionais em variadas áreas.

 

 

 

Advertisements