Será encerrada hoje (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Teresina e a Fundação Municipal de Saúde faz o alerta aos pais ou responsáveis para que levem as crianças para tomar as duas gotinhas e se imunizarem contra a doença.

Até o momento foram vacinadas 55.162 crianças em Teresina, o que corresponde a 87,91% da meta proposta pelo Ministério da Saúde. Ainda faltam ser vacinadas 7.788 crianças menores de cinco anos. A vacina está disponibilizada nas 80 salas de vacina do município no horário comercial.

Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS, alerta que é importante que as crianças sejam imunizadas, pois, apesar de o Brasil não ter mais registros da doença, o vírus ainda circula em mais de 30 países do mundo.

“O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos e o último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, a Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu ao Brasil o certificado de eliminação da doença. Mesmo assim, é importante que não deixemos nenhuma criança sem tomar a vacina, pois ainda existe o perigo de contaminação da doença”, ressalta Amparo Salmito.

A poliomielite ou paralisia infantil acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

 

Advertisements