Arraiá Terceira Idade

Em clima junino e cheios de disposição, os idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, participaram sexta-feira (29), do arraiá da terceira idade.

A banda Trio Emoções se encarregou de animar o público e os idosos não perderam um só momento e caíram no forró pé de serra. O evento contou ainda com a participação da quadrilha caneleiro, o coral Vozes de Santana e com o grupo de dança Rugas de Ouro.

Valdelice Nunes, 72 anos, é uma das usuárias e afirma que em todas as comemorações promovidas pelo centro de convivência está presente, pois, ficar em casa, sem exercitar o corpo e a mente, não traz benefício algum para nossa saúde. “São atividades como essas que melhoram a nossa qualidade de vida, tudo que o CCTI nos oferece traz resultados positivos para nossa saúde”, afirma Valdelice Nunes.

De acordo com a educadora física, Isabel Matos, ao chegar no centro de convivência, o idoso passa por uma avaliação para ser identificado o nível funcional do usuário, a partir da triagem realizada, é que o idoso é direcionado para o tipo especifico de atividade física que será desenvolvido com o mesmo. “São muitos os benefícios adquiridos através da prática de atividade física. Para aquelas pessoas hipertensas e diabéticas, por exemplo, a importância da inclusão desses métodos possibilita uma melhoria não só pela redução da utilização de medicamentos, contudo também como uma forma prazerosa de sair do sedentarismo” reitera a educadora física.

Segundo a diretora do CCTI, Margareth Batista, as atividades que são desenvolvidas com os idosos são de fundamental importância, pois dessa forma se promove o bem estar social, possibilitando assim, uma maior interação do idoso ao seu meio. “Essas atividades, que levam vários benefícios à saúde do idoso, também são importantes para evitar quedas, controlar taxas de diabetes e até a pressão arterial”, afirma à diretora.

 

Advertisements