Arte de Reciclagem

Durante todo o ano, várias oficinas realizadas pela Prefeitura de Teresina, por meio Fundação Monsenhor Chaves, desenvolvem a capacidade artística de variadas pessoas, que acabam descobrindo talento para a criação. E em muitos casos as obras merecem destaque e, quando o trabalho é feito tendo o foco a sustentabilidade através da reciclagem, uma exposição é o melhor caminho. E isso é o que a Casa da Cultura recebe na próxima quarta e quinta-feira,5 e 6 de dezembro, a partir das 8h, com a mostra de resultados das oficinas de reciclagem.

A oficina é realizada na Casa da Cultura de Teresina, ministrada pelo artista plástico Manoel Severino desde o início do ano. As duas turmas, no total, somam 26 alunos e, destes, 18 participam da exposição. “Nossos alunos são bastante mistos. Temos criança de 8 anos a idosos de 70, temos desde assistentes sociais, fisioterapeutas e donas de casa, todos com a mesma empolgação com a arte e com a produção a partir de reciclados”, destaca Severino.

A mostra traz uma produção diversificada, desde peças de decoração a acessórios, bolsas, entre outros. As peças, além de apreciadas, podem ser compradas por valores simbólicos.

Muito mais do que uma exposição do trabalho que tem sido desenvolvido, a mostra carrega o talento dos novos artistas, que encontraram nos métodos utilizados, uma nova forma de ganhar dinheiro, como explica o professor Manoel Severino: “Hoje nós temos gente que aprendeu e produz pra vender, gente que organiza festa de aniversário com material reciclado. É uma forma de produzir arte pensando no planeta”, descreve.

A Casa da Cultura de Teresina fica localizada na Rua Rui Barbosa, N°348, Centro, em frente à Praça Conselheiro Saraiva, com funcionamento de 8h às 18h, com oficinas e exposições, museu e biblioteca.

 

Advertisements