O Conselho Municipal de Saúde de Teresina elegeu novos conselheiros para gestão 2011- 2013. A eleição foi concluída esta semana e o próximo passo é a assinatura de decreto pelo prefeito Elmano Férrer e posterior posse dos novos titulares e suplentes da entidade. Em seguida, haverá eleição para a escolha do novo presidente e demais integrantes do conselho.

Na eleição foram escolhidos 28 representantes, entre titulares e suplentes: 16 de entidades de usuários do SUS-BRASIL (SUS), oito alçados dos trabalhadores de saúde e quatro representando os prestadores de serviço do SUS-BRASIL e de entidades patronais.

Segundo a coordenadora da entidade, Elmira Maia ainda não há uma data prevista para a eleição das comissões, o que depende ainda da assinatura do decreto nomeando os novos conselheiros e da posse. 

        
O Conselho Municipal de Saúde é uma entidade de controle social, uma vez que tem a participação de representantes de toda a sociedade, que, em parceria com o poder público, atua no planejamento das ações que serão efetivadas em favor da coletividade, podendo até se opor, não aprovar, propor transformações e novos empreendimentos.

 Além do Conselho Municipal de Saúde, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), incentiva a criação e participação na gestão da saúde dos conselhos lugares de saúde. Essas entidades têm funções deliberativas, normativas e fiscalizadoras, responsáveis pela coordenação do SUS na área de abrangência e ligados às respectivas unidades de saúde. Assumem o papel da co-gestão administrativa dentro da unidade e se envolve em múltiplas ações desde o atendimento da comunidade aos procedimentos técnicos.

Advertisements