Promover o envelhecimento de forma ativa e saudável, através da prática regular de exercícios físicos e conscientizar o idoso sobre o seu papel na comunidade, são os objetivos da série de atividades que serão desenvolvidas pelo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), para comemorar a semana nacional do idoso que acontecerá de 24 a 28 de setembro.

Com o tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno”, a programação visa orientar, por meio de uma linguagem interdisciplinar, com a participação dos profissionais da área médica e assistencial, questões que possam otimizar às ações de prevenção, melhorando a qualidade de vida, além do fornecimento de informações sobre noções de cidadania.

Durante a semana do idoso os usuários do CCTI, órgão que é vinculado a Fundação Municipal de Saúde, terão acesso a palestras sobre práticas preventivas contra a violência doméstica e financeira, dinâmica de grupos, verificação de pressão arterial e glicemia, atividades educativas, orientações sobre prevenção de câncer bucal, além do concurso da miss e mister da terceira idade. O encerramento da programação acontecerá dia 28 de setembro com uma caminhada que sairá da Praça da Liberdade às 7h30, com destino a Praça João Luís Ferreira.

Margarteh Batista, diretora do Centro de Convivência, ressalta que o idoso necessita estar ciente não somente sobre seus direitos na sociedade, contudo também em relação aos seus deveres enquanto cidadão. “O nosso intuito é de conscientizar os usuários sobre a sua importância e seu papel na sociedade. Nós sabemos que hoje existem muitas reclamações desse público por questões de maus atendimentos, por isso, vamos orientar como eles devem proceder diante de situações como essas, para que dessa forma os serviços públicos funcionem com qualidade,” destaca a diretora.

As atividades aconteceram sempre das 8h às 11h, na própria sede do CCTI, que fica localizada na Rua Magalhães Filho S/N, próximo ao Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

 

Advertisements