A comunidade piauiense, em especial estudantes de escolas municipais espalhadas por toda Teresina e proximidades, tem a chance de participar de oficinas de desenho artístico e de dança popular. Com carga horária de 20h/aula, tiveram início hoje,2, e fazem parte da programação do Encontro de Lendas 2011 – Ano Fontes Ibiapina.
 
Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre as escolas da rede municipal, o projeto fará com que lendas piauienses se encontrem constantemente nos meses de março e abril.  Uma iniciativa da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves – FMC, o Encontro das Lendas 2011 teve lançamento ontem (01) no Palácio da Música.
 
A ocasião contou com palestra do escritor Eneas Barros sobre a obra de Fontes Ibiapina, o homenageado deste ano. “A palestra de Eneas Barros foi muito proveitosa para estimular e conhecer a pesquisa no campo da cultura popular. Aproveitamos para fazer a apresentação dos instrutores das oficinas de arte e exposição do regulamento dos concursos”, diz Vagner Ribeiro, coordenador da Divisão de Cultura Popular da FMC.
 
Dentro da programação do Encontro das Lendas 2011, incluem-se pesquisas nas comunidades, estudos, oficinas, recriações, produções, concursos, shows, arte itinerante. Ou seja, tudo, ou quase, sobre as lendas piauienses e seus entrelaços com a construção sócio-cultural do Estado. Formando e, sobretudo, gerenciando uma rede de desbravamento de constatação e reflexão acerca da nossa memória coletiva, o projeto colabora para o resgate histórico-cultural ainda tão volátil em termos de registro.
 
Como nas outras edições, o Encontro das Lendas continua privilegiando as comunidades da zona rural de Teresina. As escolas participantes deste ano são: E. M. Tomaz de Oliveira Lopes – Formosa – Santana, E. M. Manoel Nogueira Lima – Chapadinha Sul, E. M. Joca Vieira – Estaca Zero, E. M. Cacimba Velha – Comunidade Cacimba Velha, E. M. Hermelinda de Castro – São Vicente – Socopo e E. M. Conselheiro Saraiva – Boa Hora – Bom Futuro.
Kits contendo livros, DVDs, pesquisas, e etc, estão sendo preparados para serem doados às comunidades envolvidas no Encontro das Lendas
 
Tais escolas serão palco de oficinas, além de formar grupos de variadas expressões artísticas nas escolas, visando pesquisar, recriar e trabalhar as lendas lugares nas escolas e exibir produções artísticas nas seguintes linguagens: desenho, dança, redação, história em quadrinhos e contação de lenda. As produções se apresentam e concorrem premiação no dia 15 de Abril de 2011, a partir das 15h no Teatro de Arena. “Esse vínculo com as escolas municipais lhes possibilitam ser um ponto de acolhimento cultural da comunidade. Todas as comunidades do entorno da escola são convidados a participarem das oficinas e montagem das produções”, convida Vagner Ribeiro.
 
O encerramento, também no Teatro de Arena, será com o show da banda “Os Olivêra” cantando as lendas piauienses. Já no dia 30 de Abril, considerado o dia do Cabeça de Cuia, o Parque Encontro dos Rios (Poty Velho) será palco da Festa das Lendas. A partir das 19h, as bandas Eucapiau, Eita Piula e Validuaté encerram com grande estilo o Encontro das Lendas 2011 – Ano Fontes Ibiapina.

Advertisements