A comunidade do Residencial Nova Theresina (Zona Leste) participa, hoje (29), das 8h às 10h, de mobilização para destacar o projeto “Unidos contra a Dengue”, de iniciativa da Escola Municipal Elias Ximenes do Prado Júnior em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). O evento tem também o apoio da Associação de Moradores do bairro, da Secretaria Municipal da Educação (Semec) e do Programa ProJovem.

 “Unidos contra a Dengue” é um projeto pedagógico da escola que agora sai da sala de aula para se transformar em uma atividade de alcance social, no sentido de chamar a atenção da coletividade para a realidade da doença, que se manifesta através da picada do mosquito Aedes aegypti. “A única forma de lutar contra essa doença é eliminando os criadouros do mosquito, por isso vamos de casa em casa, neste dia 29, em mutirão, sensibilizar os moradores para o combate ao inseto”, afirma a diretora adjunta da Escola Municipal Elias Ximenes do Prado Júnior, Maria de Fátima Feitosa.

A programação consta de montagem de estande no pátio da escola, antes do mutirão, com microscópio para visualização das larvas do mosquito, distribuição de material informativo e dramatização por parte dos alunos.

Da escola serão mobilizados 250 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de professores e servidores. A direção do estabelecimento escolar acredita que cerca de 500 pessoas do conjunto habitacional vão participar do mutirão, que consistirá no acondicionamento do lixo doméstico das casas em sacos de lixo, distribuídos pela FMS, para serem colocado na esquina da escola. Em seguida, caminhões de coleta de lixo da Prefeitura de Teresina recolhem o material para o aterro sanitário.

Para que professores, alunos e demais trabalhadores da escola se tornem multiplicadores das ações de combate à dengue, técnicos da FMS realizaram palestras sobre prevenção e sintomas da doença. “Esta é uma forma de sensibilizar os integrantes da escola sobre o problema e, ao mesmo tempo, transformá-los em multiplicadores da atividade em casa e no meio da sociedade”, explica Maria de Fátima.

Os técnicos ainda explicaram aos alunos a forma correta de distribuição dos sacos de lixo e de abordagem dos moradores. Será também distribuído material informativo entre a comunidade. “A escola vem promovendo, ao longo do ano letivo, várias ações como mutirões dentro da própria instituição, verificando os ralos dos banheiros, das pias, a caixa-d’água e a destinação correta do lixo. Os alunos também participam de dramatização, jogos, leitura e produção textual tendo como tema a dengue”, completa Maria de Fátima.
Na quarta-feira, 30, a Prefeitura de Teresina promoverá o recolhimento de material em desuso como geladeiras, fogões, colchões, vasos sanitários, entre outros, que serão colocados pelos moradores nas portas das casas e recolhidos pelos caminhões.
Números – Conforme dados da Gerência de Epidemiologia da FMS, até o último dia 22, Teresina registrava este ano 918 casos de dengue suspeitos, dos quais 40 já descartados e 878 confirmados, com 875 ocorrências de natureza clássica, uma inconclusa e duas com complicações, contudo nenhuma com febre hemorrágica e nem óbito em decorrência da doença.
 
Serviço: Unidos contra a Dengue
Local – Residencial Nova Theresina – Escola Municipal Elias Ximenes do Prado Júnior
Data – 29 e 30 de abril de 2011
Horário – Das 8 horas às 10 horas
Endereço – Avenida Jango, s/n (via principal do conjunto)
Telefone – 3215 7924
 

Advertisements