No mês em que se celebra o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, ambos datados em 27 de março, a Prefeitura de Teresina, através da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves – FCMC, apóia projetos e promove no Teatro João Paulo II atividades comemorativas.

Com o propósito de fortalecer e reconhecer as artes cênicas e circenses é que o Teatro João Paulo II será palco deste grandioso espetáculo. Representando as artes cênicas, o grupo Proposta de Teatro de Timon-MA exibirá “O Diário da Bruxa” às 10h, uma boa opção para a criançada e às 19h o Grupo Vetor de Teatro encenará “Nota de um Poeta Santo ou Torto”.

Para representar toda a alegria circense, o Circo Zoin e o teatro de rua “Dona Flor e seu único futuro marido” do Grupo Sinos de Teatro, Timon – MA, terão como arena a praça cultural João Paulo II. A peça conta a história de Dona Flor, uma solteirona que deseja muito se casar e passa o dia sonhando com seu príncipe encantado. Contudo, o único pretendente que lhe aparece depois de vários anos é o pobre Caburé, um senhor de idade que nunca desiste de pedir a mão de Dona Flor em casório. Mas, ela não dá o braço a torcer e apronta poucas e boas com ele. O texto é inspirado na obra de Jorge Amado, “Dona Flor e seus dois maridos”.

O Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo exaltam a importância desses dois movimentos culturais junto à sociedade moderna, atarefada e prática. A data foi definida pela UNESCO como forma de fomentar a arte pelos quatro rincões do mundo. Segundo o diretor do Teatro João Paulo II, Maneco Nascimento, valorizar uma atividade milenar que reflete o homem e seus sentimentos de expressão é de grande importância para a constituição de um ser humano consciente do mundo a sua volta.

Capaz de atingir todo e qualquer público o teatro e o circo são ferramentas capazes de desenvolver pensamentos lógicos e realistas a respeito da sociedade na qual está inserida. Para promover a data é que a Prefeitura de Teresina por meio da FCMC realiza o espetáculo aberto ao público no Teatro João Paulo II.

Serviço:
Data: 27 de março (Domingo)
Local: Teatro João Paulo II
10 horas – O Diário da Bruxa – Grupo Proposta de Teatro de Timon -MA
17 horas – Circo Zoin
Dona Flor e seu único futuro marido – Grupo Sinos de Teatro (Timon – MA)
Nota de um Poeta Santo ou Torto – Grupo Vetor de Teatro

 

 

Advertisements