Os moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte têm uma opção de provimento de internet banda larga de alta qualidade. A Cemig Telecom, subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), informou que já possui mais de mil clientes no vetor sul da RMBH por meio da rede disponibilizada para a parceira Algar Telecom. A clientela é formada por moradores de condomínios que, há dois anos, já utilizam a tecnologia FTTH (sigla de fiber to the home, ou, em tradução livre, fibra até o lar) de interligação de residências por fibra ópticas para o fornecimento de serviços de TV digital, internet banda larga e telefonia.

A marca de mil clientes, o que representa 25% do mercado atual de internet a cabo para os condomínios do vetor sul, é um marco simbólico para o projeto da Cemig Telecom e sinaliza o sucesso desse empreendimento, que é pioneiro no Estado e um dos primeiros do País na utilização dessa tecnologia.

Para o gerente de Implantação da Cemig Telecom, Edmilson Araújo Durães, a principal vantagem dessa tecnologia é proporcionar alta velocidade – até 100 mbps – e imunidade a qualquer interferência de banda. “Geralmente, em função da localização, esses condomínios não conseguem internet banda larga e também têm dificuldades com sinal de celular e TV por assinatura. Em Belo Horizonte, por exemplo, a tecnologia de cabos que atende os bairros (unidades de localização em uma cidade)é muito suscetível a interferências de banda por ser uma rede metálica”, destaca.

De acordo com o gerente, o principal desafio da empresa é a instalação de fibras ópticas até a casa dos clientes, um processo muito desenvolvido em países do primeiro mundo, contudo que se encontra em estágio inicial no Brasil, ainda restrito a poucos lugares. “Levar fibra óptica até as casas é possibilitar a utilização ilimitado dos recursos de acesso a internet, transmissão de vídeo, automação e segurança, entre outras aplicações, que requer uma prestação de serviços na instalação e atendimento compatível com toda a qualidade esperada pelos clientes”, afirma.

Cemig Telecom

A Cemig Telecom é uma operadora de telecomunicações, controlada pela Cemig, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a prestar serviço de comunicação multimídia. Hodiernamente, opera em cerca de 70 municípios de Minas Gerais, de acordo com o modelo de negócios operadora de operadoras.

A empresa tem o objetivo de prestar serviços de telecomunicações no mercado de atacado, alugando circuitos especializados, prioritariamente para outras operadoras de telecomunicações como operadoras de telefonia fixa, móvel, TV a cabo, business carriers, data center e banda larga, dentre outras prestadoras de serviços. Também são clientes da Cemig Telecom as empresas do Grupo Cemig.

Advertisements