O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) oferece 600 vagas para o curso de capacitação de educadores de trânsito à distância. As inscrições vão até o dia 31 de outubro e podem ser feitas pelo site https://wwws.detrannet.mg.gov.br/detran/cursoead.asp. O curso gratuito será realizado do dia 26 de novembro de 2012 a 2 de março de 2013.

A capacitação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MG). Disponível no ambiente virtual de aprendizagem do Senac Minas, o curso é monitorado por tutores e tem duração aproximada de três meses.

A carga horária de 80 horas é direcionada a educadores, analistas, especialistas em Educação e professores de escolas das redes municipal, estadual e particular em todo o Estado de Minas Gerais. O aluno deve ter um aproveitamento mínimo de 70% das atividades propostas.

De acordo com a coordenadora de Educação de Trânsito, Maria Cecília Lopes de Abreu, o objetivo da iniciativa é possibilitar a educadores introduzir o tema trânsito como projeto pedagógico e nos conteúdos programáticos das escolas. Cecília Abreu acrescenta que, a abordagem interdisciplinar feita em ambientes escolares vai permitir a disseminação do assunto.

“Com as estratégias teóricas, embasadas em situações vivenciadas no dia a dia de pedestres e condutores de veículos, o aluno obterá recursos didáticos para auxiliá-lo na exposição do tema e que podem ser aprimorado por debates em salas de aula”, afirma.

Para o chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, Oliveira Santiago Maciel, os educadores são importantes aliados na ampliação da rede de colaboradores que trabalham para a diminuição da violência do trânsito. “O debate dentro das salas de aula entre professores e alunos demonstra a relevância do assunto e é um passo importante para a conscientização da família sobre o assunto”, acredita.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cet.detran@pc.mg.gov.br. 

Advertisements