O Programa Energia Inteligente, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi agraciado com o Prêmio Internacional Sócio-Ambiental Chico Mendes pelo trabalho de eficiência energética que vem desenvolvendo junto a pequenos agricultores do Norte de Minas, através do Projeto Conviver Rural – Jaíba.

O Programa Energia Inteligente (EI), que atua na orientação de clientes de baixa renda e filantrópicos da Cemig sobre como utilizar corretamente a energia, destinou para o Conviver Rural, nos últimos anos, investimentos da ordem de R$ 17 milhões, beneficiando 1.394 famílias com o desenvolvimento da agricultura familiar irrigada, gerando, ainda, expectativa de economia de aproximadamente 3 MW na carga instalada e de 8.838 MWh/ano – energia suficiente para atender 6 mil famílias – no consumo.

Fruto de uma parceria entre Cemig e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o Conviver Rural está sendo implementado no maior projeto de irrigação da América Latina, o Distrito de Irrigação do Jaíba. De acordo com o engenheiro da Cemig, Leonardo Rivetti, o Conviver Rural – Jaíba envolve novas tecnologias e disseminação da constatação, apresentando resultados sólidos, no sentido de preservar as condições de manutenção do homem no campo.

Os resultados do Projeto Conviver Rural – Jaíba não se restringem à redução da energia elétrica. “Com as ações realizadas foi possível uma economia na ordem de 44,5% no consumo de água, consequentemente na redução do custo de produção, maior disponibilidade da mão de obra familiar para execução de outras atividades, melhoria das condições socioeconômicas do colono irrigante, propiciando uma melhoria da qualidade de vida e contribuindo para a preservação do meio ambiente,” afirma Leonardo.

“Através de conversas com os colonos fica clara a satisfação deles e de suas famílias. Houve um crescimento na quantidade de lotes irrigados e a economia local foi movimentada. Pelo lado ambiental, utiliza-se menos água para irrigar as lavouras, colocando somente o necessário para a planta e consequentemente, menos energia elétrica. Esse case é aplicável a todos os perímetros irrigados, onde o sistema de irrigação instalado esteja defasado”, ressalta.

O prêmio

O Prêmio Internacional Socioambiental Chico Mendes é uma iniciativa do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, uma das mais importantes organizações voltadas para a questão socioambiental e o desenvolvimento sustentável.

Advertisements