A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Cine Humberto Mauro, promove em correalização com a Embaixada da Polônia no Brasil o “4º Festival de Cinema Polonês” a partir desta quinta-feira (6). As sessões serão realizadas até o dia 10 de dezembro e contemplam sete importantes longas-metragens do cinema polonês da atualidade. A entrada para as sessões é gratuita. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência, na bilheteria do Cine Humberto Mauro.

Os longas exibidos foram produzidos entre os anos de 2008 e 2011 e abarcam diferentes gêneros. São eles: “Essential Killing”, de Jerzy Skolimowski, “O Moinho e a Cruz”, de Lech Majewski, “Rosinha”, de Jan Kidawa- Blonski, “Veneza”, de Jan Jakub Kolski, “Tudo que Amo”, de Jacek Borcuch, “Pequena Moscou”, de Waldemar Krzystek e “Zero”, de Pawel Borowski. “Essential Killing”, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Filmes de Veneza em 2010, será exibido em apenas uma sessão no dia 6 de dezembro, às 19h30. Os demais títulos contam com mais de uma exibição.

A partir do exemplo de renomados cineastas como, por exemplo, Roman Polanski e Krzysztof Kieslowski, além da chamada Escola de Lódz, os sete diretores que a mostra reflete compõem um novo capítulo da arte cinematográfica polonesa, ao oferecer obras reconhecidas tanto no país de origem, quanto nos principais festivais internacionais.

“O 4º Festival de Cinema Polonês representa uma oportunidade de o público do Cine Humberto Mauro ter acesso a obras de grande relevância do cinema polonês contemporâneo, pouco conhecidas no Brasil e de grande repercussão no’mbito da crítica especializada internacional. A parceria com a Embaixada da Polônia é uma iniciativa da Gerência de Cinema da FCS de viabilizar o acesso ao que há de mais representativo no mercado cinematográfico mundial”, afirma a assessora da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Ursula Rösele.

Serviço:

Mostra “4º Festival de Cinema Polonês”

Data: 6 a 10 de dezembro

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Piso inferior)

Entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início de cada sessão)

Advertisements