A partir desta segunda-feira (17), até o dia 4 de fevereiro, quando iniciará o ano letivo na rede estadual, o Canal Minas Saúde, traz uma seleção de reprises com quatro edições do Programa Roda de Conversa. As reprises serão veiculadas, sempre às 10h. A partir do dia 18 de fevereiro estreiam as edições inéditas do programa.

Debate de temas pertinentes ao cotidiano escolar sob a perspectiva pedagógica norteiam o programa que conta com participação de três especialistas mediados por um jornalista. Dividido em três blocos, com duração média de 52 minutos, o programa exibe matérias jornalísticas abordando o assunto discutido.

Confira a programação:

17/12 – Escola, família e comunidade: diálogos possíveis?

Luciano Campos Silva, professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Walter Ude Marques, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Paula Cambraia de Mendonça Vianna, vice-diretora e coordenadora de programas e projetos da Magistra.

07/01 – Projeto político pedagógico

Ilma Passos, doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas e membro da Comissão de Supervisão Pedagógica de Cursos de Formação de Professores da Secretária de Educação do Ministério da Educação; Celso Vasconcelos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo e mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Ana Lúcia Amaral, doutora em educação pela Universidade de Stanford e mestre em Sociologia.

21/01 – Direito à educação na diversidade

Maria Céres Castro, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e consultora em Educação e Comunicação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; Aída Monteiro, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, especialista em Direitos Humanos e Luiz Alberto Oliveira, doutor em Sociologia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

04/02 – Ensino médio e juventude: os desafios das novas propostas

Ricardo Fenati, professor e um dos responsáveis pela elaboração do Reiventando o Ensino Médio, projeto da Secretaria de Estado de Educação; Antonio Ibañez Ruiz, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e membro da Assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia e Carlos Roberto Jamil Cury, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ).

A nova temporada do Roda de Conversa estreia em 18 de fevereiro com o tema “Organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula”. Nas escolas, ao assistir aos programas, os servidores da educação poderão ser certificados pela Magistra. Para saber mais informações sobre a certificação, sugerir temas ou comentar, basta ligar para (31) 3379-8289 ou enviar e-mail para magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br.

Advertisements