Rafael Sete

O descarte inapropriado do lixo, o forte calor e as chuvas contribuem para aumentar os casos de dengue

O descarte inapropriado do lixo, o forte calor e as chuvas contribuem para aumentar os casos de dengue


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha para diminuir os casos de dengue em Minas. A participação da população também é importante, já que em 80% dos casos o foco do mosquito Aedes aegypti está nas residências.

“Entramos no período crítico no que se refere à transmissão da dengue. A temperatura mais elevada, o alto índice de chuvas e o período de férias favorecem a proliferação do vetor transmissor da dengue”, explica a técnica da SES, Geane Andrade.

A melhor forma de lutar contra a dengue é unir esforços, se organizar e integrar um núcleo de mobilização social, ao lado de profissionais da saúde, educação, meio ambiente, defesa civil, lideranças comunitárias, representantes de associações e outras entidades governamentais.

Para o coordenador de Mobilização Social da SES, Joney Fonseca, os núcleos ajudam na distribuição de informações sobre a doença, bem como do material da campanha. “São os núcleos que promovem o envolvimento da sociedade, por meio de parcerias, e desenvolvem ações que beneficiam a população ao divulgar informações qualificadas e ao realizar ações de impacto direto nas comunidades, bairros (unidades de localização em uma cidade)e escolas, como mutirões de limpeza, palestras educativas, entrevistas de cunho informativo, dentre outras”, esclarece.

Para saber se o município possui um núcleo de mobilização, os cidadãos devem buscar a secretaria municipal de saúde ou as regionais de saúde de cada região. O ideal é que o núcleo municipal seja composto por referências de zoonoses e da Assistência à Saúde (Viva Vida), um profissional de comunicação social e parceiros da sociedade (associações, sindicatos, empresas, escolas, igrejas, etc).

Saiba mais em www.denguetemqueacabar.com.br.

Recomendações

– Mantenha o lixo em recipiente fechado, disponibilizando-o para recolhimento pela limpeza urbana.

– Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água nos quintais, ruas ou lotes vagos.

– Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada.

– Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água.

– Elimine os pratinhos de vasos de plantas. Caso não seja possível, mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia.

– Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente.

– Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas.

– Ao sair de férias, garanta que esses cuidados serão seguidos na ausência do morador.

– Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

Advertisements