DER-MG/Divulgação

Técnicos e educadores abordam temas importantes, como ultrapassagem, transporte de crianças e bebida

Técnicos e educadores abordam temas importantes, como ultrapassagem, transporte de crianças e bebida


Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) irá realizar uma blitz educativa nesta sexta-feira (21/12), das 9h às 11h30, no km 5 da BR-356 (em frente a Copasa). O principal objetivo é conscientizar os condutores sobre a importância de se fazer uma viagem segura.

A blitz conjunta, cujo tema é Respeite a Vida, a sua e a dos outros, entre DER/MG, BHTRANS e Polícia Rodoviária Militar envolverá técnicos e educadores dos três órgãos, que irão distribuir folhetos e conversar com motoristas e passageiros dos veículos.

Os assuntos abordados serão: ultrapassagem, transporte de crianças, bebida, velocidade, sono e cansaço, celular, cinto de segurança no banco da frente e de trás, chuva, cuidados com o veículo e respeito às leis de trânsito.

Educação e segurança

Durante todo o ano, o DER/MG investe em ações constantes de educação e instruções ao motorista. No período de festas natalinas e férias, quando também ocorrem chuvas com maior intensidade, além das blitz, são enviadas para as 40 coordenadorias regionais folhetos educativos.

As regiões que padecem com períodos de chuva mais intensos promovem ações lugares para orientar os motoristas e fiscalizar as condições dos veículos, que devem passar por uma revisão antes da viagem.

Rosely Fantoni, coordenadora da Gerência de Educação Para o Trânsito do DER/MG, salienta que todas as dicas que estão nos folhetos devem ser rigorosamente seguidas. “Entretanto, há duas observações que são fundamentais: se o motorista enfrenta estradas com forte chuva, ele necessita ter consciência de que deve mudar sua maneira de dirigir e o carro tem que estar preparado e em condições de trafegar em pista molhada”, reforça.

Fantoni observa ainda que nem todos os motoristas sabem que as primeiras chuvas são as mais perigosas, “pois são elas que deixam as pistas escorregadias e o usuário não percebe o perigo que tem pela frente caso não diminua a velocidade e aumente a atenção”.

O material educativo lista os principais procedimentos que os motoristas devem ter ao volante, entre eles estar sempre descansado e fazer uso do cinto de segurança. Com relação ao veículo, os cuidados se referem às condições em que devem estar freios e pneus.

Advertisements