Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) — que formam uma rede de 84 unidades em todo o Estado — foram decisivos para estimular os municípios a participarem da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e elevar Minas Gerais à condição de líder no rol de classificação nacional, com 132 municípios e 259 instituições inscritas.

A SNCT ocorreu do dia 15 a 19 de outubro. Em Minas Gerais o evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Dos números totais da SNCT, idealizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Minas Gerais correspondeu a 21% das 627 cidades brasileiras e a 29,8% das 869 instituições participantes.

O percentual de 14,3%, referente aos 23.362 projetos inscritos, também surpreendeu com a adesão de diferentes públicos, incluindo escolas de ensino médio e fundamental, universidades, empresas, governo e sociedade em geral.  O tema da Semana foi sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde.

Para incentivar a participação de escolas, centros, museus e espaços de ciências, universidades, institutos de pesquisas e prefeituras, foram feitas ações, como a exibição de filmes de educação científica e palestras sobre meio ambiente e as transformações climáticas.

Ações de destaque

A Superintendência de Inovação Social (SIS) da Sectes, por meio dos CVTs, participou ativamente neste ano da SNCT. Alunos de várias escolas coletaram uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local para medir a acidez da água. Os valores obtidos serão colocados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global, com informações da amostra e da escola participante.

Outra atividade de destaque organizada pela SIS foi a transmissão, pela Uaitec de Uberaba, de palestras por videoconferência para toda a Rede CVT, que fizeram parte da programação do “Seminário de Energias Limpas e Erradicação da Pobreza”. Além das palestras, dois filmes foram disponibilizados para todos os CVTs.

Também trouxe muito entusiasmo aos participantes o reaproveitamento de garrafas plásticas que, ao invés de serem descartadas, foram transformadas em cofrinhos. A criatividade dos participantes foi colocada em prática. “Este material pode tomar variadas formas e, principalmente, pode ser usado em trabalhos manuais. Foi um momento de diversão para a criançada,” conta a coordenadora do CVT de Formiga, Bernadete Seixas.

Ciência e Tecnologia

A SNCT, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação desde 2004, representa um momento em que escolas, universidades, museus, organizações não governamentais e demais entidades da sociedade civil se mobilizam para exibir à população, principalmente crianças e jovens, a importância da ciência e tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do país. Em 2011, cerca de 600 municípios brasileiros realizaram cerca de 16 mil atividades.  

Advertisements