A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) recebeu, nessa quarta-feira (4), a confirmação dos clubes esportivos que disputarão a etapa Belo Horizonte do Programa Minas Olímpica Jogos de Minas/2012.

No prédio das federações, local das definições, representantes de clubes e entidades da capital estiveram presentes às encontros técnicas que foram realizadas separadamente, por modalidades. Na oportunidade, as equipes puderam confirmar a participação nos Jogos, esclarecer dúvidas quanto ao regulamento, além de conhecer os adversários que terão pela frente.

Disputas

O basquete será representado no  masculino por equipes tradicionais de Belo Horizonte, como o Ginástico Clube,  o Minas tênis clube, o Olympico e o Mackenzie, que se enfrentarão em chave única. A previsão é de que as competições tenham início no dia cinco de agosto.

As disputas do handebol serão realizadas em melhor de três jogos, uma vez que houve a inscrição de apenas quatro times, dois no feminino e dois no masculino. Entre as mulheres, o confronto será entre Abesc e Ginástico. Já entre os homens, Sou Mais Handebol e Abesc batalharão por uma vaga na etapa estadual.

O Mackenzie, por ser o único inscrito no futsal feminino, já carimbou o passaporte para representar a capital na próxima fase dos Jogos de Minas.

O Complexo Esportivo PUC Minas, a Escola Municipal Presidente João Pessoa, Minas, Oasis e Olympico irão compor chave única no futsal masculino. Os jogos têm início previsto para o dia 8 de agosto.

No voleibol masculino, as competições também acontecerão em chave única, com a participação de Olympico, Organização Toque de Arte, Minas, Sada e Associação dos Moradores do Conjunto Antônio Teixeira Dias. Mackenzie e Organização Toque de Arte foram os únicos inscritos no vôlei feminino e farão melhor de três jogos para definir o classificado para a etapa estadual.

Novidades

A equipe Sou Mais Handebol (SMH)é uma das novidades no cenário esportivo belo-horizontino. Os Jogos de Minas são a primeira competição oficial da qual o time, cujas atividades começaram em 2008, irá participar.

Segundo a representante da entidade Grazielle Alves Matos, o SMH teve origem na equipe da Escola Municipal Secretário Humberto Almeida e é composta por atletas do bairro Monte Azul, com média de idade entre 16 e 25 anos. Grazielle contou que a expectativa é grande para a participação nos Jogos de Minas. “Nossos atletas já estão se preparando há algum tempo e estão muito empolgados. Os Jogos de Minas serão uma grande oportunidade para, quem sabe, tornar o Sou Mais Handebol conhecido em todo o Estado”, comenta.

Outro time novato que estará na etapa municipal é o Complexo Esportivo PUC Minas, que disputará a competição de futsal masculino. Integrada por alunos da instituição, a equipe tem média de idade entre 19 e 23 anos. Segundo a representante Natália Lacerda, o time treina periodicamente e está focado na disputa dos Jogos de Minas. “Eles estão muito motivados para enfrentar as grandes equipes da capital e se espelham no professor Luís Roberto Silva Vieira, ex-atleta da Seleção Brasileira, campeão mundial, para buscar a vaga na próxima etapa”, ressaltou.

A tabela com a confirmação de datas, lugares e horário dos jogos da etapa Belo Horizonte dos Jogos de Minas será publicada na segunda-feira (9).

Advertisements