Renato Cobucci/Imprensa MG

Os quase 158 mil candidatos concorreram a uma das 50 mil vagas ofertadas nos cursos técnicos

Os quase 158 mil candidatos concorreram a uma das 50 mil vagas ofertadas nos cursos técnicos


A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou na tarde dessa segunda-feira (14), o gabarito das provas de seleção do Programa de Educação Profissional (PEP), da SEE, e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal, que em Minas é coordenado pela secretaria. As provas foram aplicadas no domingo (13) e o gabarito está acessível no ambiente virtual do PEP (http://74.84.131.26/inscricaomg/). Já o resultado da seleção estará acessível a partir do dia 19 de fevereiro e as matrículas estão previstas para o dia 25 do mesmo mês.

Os quase 158 mil candidatos concorreram a uma das 50 mil vagas ofertadas nos cursos técnicos profissionalizantes.  As provas foram aplicadas nos 83 municípios onde as vagas da 7ª edição do PEP são ofertadas. Os candidatos contaram com três horas para responder a dez questões de Matemática e dez questões de Língua Portuguesa, que abrangeram os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) dessas disciplinas.

Segundo o superintendente da Educação Profissional, Rafael Morais, a aplicação das provas foi tranquila em todos lugares de aplicação. “A aplicação ocorreu em mais de 400 escolas, distribuídas por 83 municípios. Tudo transcorreu bem, tivemos poucas ocorrências. Os candidatos agora devem fazer a conferência de seu gabarito e aguardar a divulgação da classificação oficial a partir do dia 19 de fevereiro”.

Amanda Bencupert Silva foi uma das candidatas que buscaram no curso técnico uma complementação para sua constituição. “Sou formada em Ecologia e escolhi fazer o curso técnico de Agrimensura, pelo Pronatec, para complementar minha constituição. Minha expectativa é passar no processo de seleção, aprender de forma mais prática e conseguir um trabalho na área”. A candidata fez a prova na Escola Estadual Henrique Diniz, em Belo Horizonte.

Educação profissional

O Programa de Educação Profissional oferta, em sua 7ª edição, mais de 50 cursos, em 83 municípios mineiros. Os cursos ofertados atendem a 12 eixos tecnológicos, sendo eles: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Inconstituição e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

No PEP, a SEE assume o pagamento integral do curso, o que inclui o material didático. Os cursos são ofertados por instituições que integram a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio. Desde sua implantação, em 2007, o PEP já beneficiou mais de 200 mil pessoas.

Já no Pronatec que, em Minas, é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, são ofertados 42 diferentes cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MG) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MG). Para esta edição, o Pronatec vai contemplar 77 municípios mineiros.

Advertisements