A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Associação Mineira de Engenharia de Segurança realizam nessa terça-feira (13) o 1º Seminário Mineiro de Trabalho em Altura, na sede da Cemig em Belo Horizonte (avenida Barbacena, 1.200, bairro Santo Agostinho). O seminário divulgará a nova regulamentação para o trabalho em altura, publicada em março passado, por meio da NR-35.

A nova regulamentação, em vigor desde agosto deste ano, exige adequações de vários setores profissionais e empresariais. Segundo a presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho e médica da Cemig, Walnéia Cristina Moreira, a NR-35 prevê a realização de exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura e que a aptidão para trabalho em altura deverá ser consignada no atestado de saúde ocupacional do Trabalhador. “Não existe obrigatoriedade de exames pela NR-35, é responsabilidade do médico a liberação do ponto de vista da saúde do trabalhador para trabalhar em altura”, afirma a médica.

A norma

A norma NR-35 Trabalho em Altura é uma norma de gestão de segurança que reflete desde a identificação e controle dos potencials, treinamento e equipamentos específicos para os trabalhadores, bem como um plano de atendimento emergencial no caso de um acidente. Segundo dados estatísticos, os acidentes no trabalho em altura no mundo são responsáveis por aproximadamente 25% das fatalidades. “Sem dúvida, com a implantação e cumprimento da norma, reduziremos a gravidade dos acidentes relacionados ao trabalho em altura no Brasil”, diz o engenheiro de segurança Francis Albert Fonseca Nascimento, da Cemig.

O seminário terá ainda a participação do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos, e do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), médicos, engenheiros, empresários e especialistas.

Diante do grande número de inscrições as vagas estão esgotadas e, em função do interesse pelo assunto, o seminário será transmitido por videoconferência e pela internet, pelos sites www.ames.eng.br e www.tvseg.com.br.

Serviço:

1º Seminário Mineiro de Trabalho em Altura

Local: Auditório térreo do prédio-sede da Cemig – Avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho, Belo Horizonte

Data: 13 de novembro de 2011 – terça-feira

Horário: das 9h às 18h

Advertisements