Renato Cobucci/Imprensa MG

Laboratório da Funed em Belo Horizonte

Laboratório da Funed em Belo Horizonte


O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) recomendou esta semana o serviço de análises de águas realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para acreditação. “Isso significa que obtivemos o reconhecimento da confiabilidade e da competência dos ensaios clínicos realizados nos laboratórios da Fundação”, afirma o presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães.

O Laboratório de Águas/Serviço de Microbiologia de Produtos realiza ensaios para todo o Estado de Minas Gerais das águas usadas no tratamento de hemodiálise (pacientes renais crônicos), e águas utilizadas para consumo humano como água mineral, de mananciais, de nascentes, água tratada, de poço artesiano, dentre outras. As amostras são recolhidas pelo órgão responsável de cada município e encaminhadas à Funed para análise.

Anualmente, atende 86 centros de hemodiálise e recebe cerca de três mil amostras de água para consumo humano. Somente de janeiro a dezembro deste ano, na Funed e nos 28 laboratórios gerenciados pela Fundação em todo o Estado, foram mais de 20 mil análises (21.525) realizadas. De acordo com a responsável técnica do laboratório, Marcela Campos, 9% deste total apresentou alguma irregularidade como, por exemplo, presença de bactérias.

A Funed já possui acreditação junto ao Inmetro para as análises de qualidade de alimentos, medicamentos, materiais de limpeza hospitalar e de produtos de sangue. Para a Diretora dos laboratórios, Rita Lopes Naveira, a conquista de mais essa certificação demonstra o comprometimento permanente da Funed com a segurança e a qualidade dos serviços prestados. “É uma busca constante pela qualidade”, diz.

A Responsável Técnica do Laboratório de Águas, Marcela Campos, também destaca a importância desse resultado, “foi o reconhecimento formal de que o laboratório trabalha sob um rigoroso sistema de qualidade e realiza suas atividades com confiança. Toda a equipe se envolveu e o resultado foi muito positivo”.

O chefe do Serviço de Microbiologia, Milton Cabral, reconhece o empenho da equipe para o alcance da acreditação. “Tínhamos isso como. Com grande empenho da equipe de analistas e técnicos, seremos o primeiro laboratório público em ensaios de águas a receber essa certificação”, comemora. 

Advertisements