O projeto “Paraquedismo nas Gerais”, desenvolvido pelo Clube de Paraquedismo Paladinos do Espaço e amparado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), oferece vagas gratuitas para constituição de paraquedistas. As inscrições para a próxima turma, com aulas nos dias 19 e 20 maio, já estão abertas e informações podem ser obtidas através do e-mail é clubedeparaquedismo@gmail.com.  Os interessados também podem solicitar, por e-mail, o calendário de cursos que serão realizados até o final ano.

O curso é voltado a todas as pessoas maiores de 18 anos, ou entre 15 e 17 anos, desde com autorização dos pais. Para participar é necessário a apresentação de um atestado médico informando aptidão à atividade física. As turmas contam com 20 pessoas e têm, em média, entre seis a dez vagas destinadas ao projeto, que já qualificou 25 alunos. A previsão é que até o final do ano, 100 pessoas sejam beneficiadas com o curso gratuito de paraquedismo. 

Aulas

São dois dias de curso, sendo o primeiro dia de aula teórica, com cinco horas / aula e no segundo dia com aula prática. Com uma hora de treinamento no avião, que acontece no aeroporto de Conselheiro Lafaiete os alunos aprendem procedimentos em caso emergência, posições de saída, identificação na área, possíveis obstáculos e direção do vento para facilitar navegação. “Fazemos decolagens com dois paraquedistas em cada vôo e depois analisamos os procedimentos do salto”, explica o presidente do Clube Paladinos, Ricardo Coutinho.

Após participarem de aulas teórica e prática, os alunos podem solicitar a licença esportiva na federação responsável, com ônus para o aluno, que lhe dará o direito a saltar.

Política Desportiva

O projeto “Paraquedismo nas Gerais” tem por finalidade a criação de uma estrutura itinerante da prática do paraquedismo para atender aos atletas dispersos no Estado, a divulgação da modalidade como forma de prática esportiva de lazer, o apoio a criação e a reativação de clubes esportivos e  ampliação do número de praticantes. Além do curso, o Clube de Paraquedismo Paladinos do Espaço também desenvolve ações no interior, como a realizada no dia 19 de abril, em São João do Manhuaçu, quando aconteceram saltos de divulgação no Estádio JK. “Tudo isso foi possível com os recursos provenientes do incentivo fiscal voltado ao esporte”, disse Coutinho. Além disso, ele afirma que o benefício permitiu a compra de três paraquedas e a constituição de mais dois profissionais, sendo um instrutor e um piloto de salto duplo. “Ainda há poucos profissionais na área e essa capacitação irá ampliar a divulgação do esporte e contribuir com o acesso de deficientes à pratica do paraquedismo”, completa o presidente.

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, informa que mais de R$ 1 milhão em incentivos fiscais estão disponíveis para as entidades que desejam receber investimentos para projetos esportivos apoiados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, como por exemplo, o do Clube de Paraquedismo Paladinos e da Federação Mineira de Xadrez. “É importante que as instituições esportivas se mobilizem e encaminhem projetos para receber o recurso. Estamos acompanhando as atividades desenvolvidas pelos beneficiários da Lei de Incentivo e percebemos a relevância dessas ações para a sociedade e para o fortalecimento do esporte”, conclui Coutinho.

O secretário Braulio Braz explica que os recursos são provenientes de incentivos fiscais concedidos para empresas inscritas na dívida ativa do ICMS e é voltado a instituições de direito civil sem fins lucrativos que estejam em pleno e regular funcionamento e que possuam titulação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ou tenham sido declaradas de utilidade pública por lei municipal, estadual ou federal.

Os projetos desportivos poderão ser enviados à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) durante todo o ano. Os interessados podem acessar o link Lei Estadual de Incentivo ao Esporte ou ligar para a Diretoria de Desenvolvimento de Programas e Projetos nos telefones: (31) 3915-4686 ou (31) 3915-4688,  para outras informações.

Advertisements