A partir desta quarta-feira, 9, prosseguindo até o próximo dia 23, a Fundação Hemominas vai atender os candidatos a doação de sangue no município de Muriaé, na região da Zona da Mata. Os atendimentos serão realizados no período das 7h30 às 15 horas no Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), instalado na Policlínica de Safira – Rua Silvério Campos, Centro. A expectativa é atender cerca de 120 candidatos em cada dia de coleta de sangue.

Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde determina que podem doar sangue pessoas com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham doença de Chagas.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está acessível no site www.hemominas.mg.gov.br.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos poderão doar até completarem 67 anos.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue, clique aqui ou ligue para o 155.

Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

Advertisements