Unimontes/Divulgação

Chorões da Madrugada fazem duas apresentações no Norte de Minas até fevereiro

Chorões da Madrugada fazem duas apresentações no Norte de Minas até fevereiro


O grupo Chorões da Madrugada, vinculado ao projeto institucional do Roda de Choro, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realiza nos dois primeiros meses de 2013 uma miniturnê pelo Norte de Minas. A apresentação inicial acontecerá no dia 10 de janeiro, na cidade de Francisco Sá.

Com a participação de professores e alunos do curso de Artes da Unimontes, a companhia de música instrumental é formada por Giordano Pinheiro (violão), Mônica Marley (pandeiro), Luciano Cândido (flauta transversal) e Jonathan Pinheiro (Cavaquinho), além de convidados.

No 23 de fevereiro, a apresentação acontecerá em Salinas, com acesso gratuito.

Estímulo

O projeto Roda de Choro, criado em 2003, é coordenado pelo músico e professor Luciano Cândido com o objetivo de promover o desenvolvimento musical e cultural de seus participantes, além de estimular a constituição e a prática da música instrumental brasileira em Montes Claros e no Norte de Minas.

“O projeto desenvolve ações educativas em música, com shows informativos e palestras”, comenta o coordenador didático do curso de Música, Geraldo de Alencar Durães Filho. O grupo Chorões da Madrugada integra o projeto Roda de Choro desde 2005.

“No espetáculo Roda de Choro, Chorões da Madrugada, é apresentado o melhor chorinho, gênero musical genuinamente brasileiro que se destaca pela beleza de suas composições e pela qualidade de seus intérpretes”, destaca Luciano.

Ele salientou, ainda, que a história desse gênero musical é carinhosamente contada pela “voz” da flauta, pelo “centro” do cavaquinho, pela “ginga” do violão e pelo “embalo” do pandeiro.

O projeto Roda de Choro tem sido presença marcante nos principais eventos culturais de Montes Claros e do Norte de Minas como o I Festival de Cinema de Montes Claros e Festa Nacional do Pequi.