O Coral BDMG, com apoio do BDMG Cultural, se exibirá em Barcelona, na Espanha. O coro mineiro representará os grupos corais do Estado no tradicional festival internacional de corais, o Cantate Barcelona Choral Festival que, neste ano, chega à sua 9ª edição. As apresentações serão realizadas de 19 a 22 de outubro e movimentarão toda a cidade em concertos realizados em importantes pontos turísticos, como a Basílica de Montserrat.

A oportunidade de se exibir nesse expressivo evento está ligada à história do Coral BDMG que, desde 1989, vem consolidando o seu nome e a sua atuação como um dos grupos de maior destaque no país, em apresentações nacionais e no exterior. Um exemplo dessa experiência fora do país foi a passagem do coro pela Europa, em 1997. Na ocasião, o coral se apresentou na Itália, Vaticano, Alemanha e França, em uma turnê de internacionalização de Belo Horizonte, durante as comemorações do centenário da cidade.

Em Minas Gerais, com o objetivo de divulgar o canto coral, duas séries são realizadas continuamente, com o apoio do BDMG Cultural, o Quatro Cantos Coral na Praça e o Coral BDMG na Estrada Real. O primeiro programa acontece há 19 anos, ininterruptamente, e reúne coros mineiros no coreto da Praça da Liberdade e, nos últimos anos, 2011 e 2012, na Praça da Assembleia.  Este projeto já percorreu, no ano 2000, Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia e Leiria, em Portugal, durante as festividades dos 500 anos de descobrimento do Brasil.

Nestes 23 anos de atividade, o Coral BDMG também lançou os álbuns “Pelos Qu4tro Cantos do Brasil”, uma coletânea de obras representativas de variadas influências na constituição da música brasileira; “Coral BDMG na Estrada Real”, com peças sacras compostas em Minas Gerais, nos séculos XVIII e início do XIX, e o DVD que apresenta a interpretação do oratório “Messias” (1741), de Georg Friedrich Händel, com orquestra e solistas convidados.

O responsável por reger o Coral BDMG em Barcelona será o professor e maestro Arnon Sávio de Oliveira, graduado em piano e regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em musicologia, com ênfase em música brasileira, pela UNIRIO. À frente do coro desde 2002, Arnon de Oliveira faz o trabalho de aprimoramento musical e técnico vocal dos coralistas.

No IX Cantate Barcelona Choral Festival, o Coral participará de quatro concertos, com um repertório que exalta a cultura brasileira:

– 19/10 – Concerto na Basílica de Montserrat

Repertório: sacro

– 20/10 – Concerto ao ar livre

Repertório:

Dobrado Onomatopaico

Muié Rendera

Apanhei-te Cavaquinho

Jura

A Banda

– 20/10 – Concerto da Amizade

Repertório:

Magnificat

Máscara Negra

Falando de Amor

Great Day

A Banda

Muié Rendera

Tico Tico no Fubá

– 21/10 – Concerto de Gala

Repertório:

Muié Rendera

Advertisements