Divulgação/Sectes

Equipe Vithor Dantas está animada com as atividades

Equipe Vithor Dantas está animada com as atividades


O Projeto Inovação Tecnológica (Inotec) está mostrando aos jovens de escolas públicas de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, a importância da inivação para se manter em evidência e crescer no mercado de trabalho. Desde setembro, o Inotec está incentivando estudantes, por meio de uma competição em que eles desenvolvem trabalhos inovadores, utilizando ferramentas gratuitas da Web 2.0 para disseminar, no mundo virtual, as potencialidades da cidade e da região. Dentre os temas estão: Cultura no Vale do Mucuri, Empreendedorismo na Nossa Região e Inovação Urbana e Sustentabilidade, e sua Aplicabilidade em Teófilo Otoni.

“Queremos motivar os alunos interessados da cidade na busca do conhecimento a participarem das várias palestras, minicursos e exposições. Ao final, faremos uma premiação dos vencedores da competição, que acontecerá no dia 14 de novembro no Sest Senat”, explica a professora de Sistemas de Inconstituição, Selma Metzker.

O aluno Vithor Dantas está animado com as atividades de seu grupo. “Nossa equipe está confiante na vitória e estamos nos empenhando bastante. As palestras sobre empreendedorismo , inovação urbana e sustentabilidade despertou nosso interesse e nos deu uma base para desenvolvermos um trabalho sobre estes temas”, relata Vithor.

A iniciativa é do projeto Teia MG – Tecnologia Empreendedorismo e Inovação Aplicados, por meio do Polo de Inovação Teófilo Otoni da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio do Centro de Educação Tecnológico Top Line.

Inovar para avançar

Com início em setembro, o projeto faz a divulgação aos mais de 2.600 alunos das 10 escolas estaduais de Teófilo Otoni. Com a inscrição de 45 equipes, cada uma delas tem quatro integrantes para a competição e participação nas palestras.  Mas a estimativa é de aumentar os números e chegar a 14 de novembro com mais de 8.000 estudantes.

No dia do encerramento os organizadores estão preparando ações simultâneas, com palestras, minicursos, oficinas e exposições, tanto dos 4 vencedores da primeira etapa do concurso Inotec, quanto de instituições parceiras.

As 4 equipes irão exibir seus trabalhos a uma nova banca examinadora, onde serão escolhidos os vencedores. As escolas representadas por estas equipes receberão troféus e os integrantes das equipes receberão medalhas. Quanto à premiação, as equipes do 1º lugar receberão tablets e uma viagem para Belo Horizonte (com os acompanhantes, caso o aluno seja menor de idade) onde receberão um certificado na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e farão um passeio pelo Circuito Cultural na Praça da Liberdade.

Os integrantes da equipe que ficaram em 2º lugar, receberão tablets e os estudantes das equipes que ficarem em 3º e 4º lugares, ganham brindes. Vale ressaltar que todos os participantes no evento receberão certificados.

As escolas estaduais participantes são: Alfredo Sá, Tristão da Cunha, Glória Penchel, Clotilde Onofre, Waldemar Neves, Alberto Barreiros, São Sebastião, Ione Lewick Cunha Melo e Colégio Tiradentes. Entretanto, haverá a inclusão de estudantes das universidades Presidente Antônio Carlos – Unipac, Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Doctum e Fenord, bem como alunos de instituições como o Sesi/Senai, Sest Senat, Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG, Centro Educacional Tecnológico Top Line e o Centro Educacional Profissionalizante – CEP.

Para saber mais sobre o Inotec, visite o site www.inotec.webnode.com

Advertisements